Polaroid processa GoPro por cópia de patente

A C&A Marketing, empresa que possui direitos exclusivos das câmeras instantâneas e de ação da Polaroid, entrou com uma ação por violação de patente contra a GoPro. Eles alegam que a nova câmera em forma de cubo GoPro Hero4 Session é uma imitação da Polaroid Cube.

Nesta montagem criada pelo PetaPixel, as fotos oficiais da Polaroid Cube e da GoPro Session são colocadas lado a lado mostrando a grande semelhança das duas câmeras
Nesta montagem criada pelo PetaPixel, as fotos oficiais da Polaroid Cube e da GoPro Session são colocadas lado a lado mostrando a grande semelhança entre as duas câmeras

As semelhanças de formato supostamente infringiriam a patente de design da C&A. A ação foi ajuizada na última terça-feira, 03/11, no Tribunal Distrital dos EUA em Newark, New Jersey. A Polaroid Cube já está no mercado há mais de um ano, tendo sua 2ª versão lançada em maio de 2015, a Cube +. Enquanto isso, a câmera GoPro Hero4 Session foi lançada há apenas alguns meses. As câmeras são inequivocamente semelhantes em design, cada uma com um corpo em forma de cubo, um botão de controle único na parte superior e uma lente na frente.

A GoPro Session e a Polaroid Cube lado a lado em foto do DP Review
A GoPro Session e a Polaroid Cube lado a lado em foto do DP Review

A GoPro detém de patentes de design na União Europeia para a Hero4 Session, assim como uma patente nos EUA para uma caixa de câmera em forma de cubo. A empresa solicitou uma patente de design da Session ano passado nos EUA, dia 06 de janeiro, mas ainda espera resultado. Um dia antes, em 05 de janeiro de 2014, a C&A Marketing entrou com pedido de sua patente da Polaroid. A empresa está processando por todos os lucros obtidos até agora.

FONTE: THE WALL STREET JOURNAL, CNBC, DPREVIEW, PETAPIXEL

banner_fineart

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *