Sim, isso mesmo que você leu no título. O grande pintor Picasso não só pintava suas grandes obras à tinta, mas também andou experimentando a pintura à luz, digamos, através da fotografia. Hoje essa técnica, também conhecida como light painting, é bastante difundida e se tornou moda, o que a faz parecer novidade dos nossos tempos.
Porém, lá em 1949, quando Picasso tinha 68 anos, ele foi visitado em sua casa em Vallauris, na França, pelo fotógrafo Gjon Mili. Mili propôs ao pintor um conceito diferente de pintura, ao qual Picasso logo se interessou. O fotógrafo Mili havia fotografado anteriormente a patinadora Carol Lynne com luzes nas pontas de suas botas.
Mili permitiu que Picasso examinasse essas fotografias. Logo após, Picasso utilizou uma técnica similar para criar obras de arte. Obras estas que sumiriam assim que existissem, desenhos de pura luz em uma tela no ar. Picasso concordou em realizar esse experimento por um quarto de hora. O resultado você confere nas fotografias abaixo, registros ao mesmo tempo históricos e artísticos do grande Pablo Picasso.