PhotoShow: congresso de fotografia no Nordeste

O mercado fotográfico, como qualquer outro, vive de ciclos. E eles mudam principalmente em função da conjuntura econômica. Em tempos de aperto, pequena taxa de crescimento, desaceleração da economia (cenário de nossos dias), a demanda cai e os profissionais flutuam de um segmento a outro, buscando preencher em outras competências os buracos na agenda. Esse movimento, obviamente, acirra a concorrência e exige de quem está disposto a alcançar o próximo ciclo um esforço no caminho da inovação. Um esforço de pesquisa, de apreensão de novas técnicas, de uma nova abordagem. Um novo produto. Leis do mercado.

iPhoto_Channel_PhotoShow_Salvador_Erika_Muniz (3)
Fotografia newborn é um dos exemplos da movimentação do mercado (foto: Érika Muniz)

Pela lógica de que é preciso municiar os profissionais que buscam seu lugar ao Sol que se promovem cursos e congressos de fotografia. Uma atividade econômica em si, naturalmente. Mas até nisso é preciso inovação. No caso do PhotoShow, congresso que tem início na próxima segunda-feira (28) em Salvador (BA), a aposta está na descentralização. Promovido pela editora catarinense iPhoto, o evento segue um modelo de itinerância e a filosofia de que é preciso levar conteúdo técnico aos profissionais que não estão próximos ao eixo Rio-São Paulo, centro que concentra a melhor oferta de treinamento em qualquer área.

O PhotoShow vai até 30 de julho. Três dias, portanto. Seu formato é o consagrado em outros eventos do gênero: uma sequência de oficinas, nas quais fotógrafos já estabelecidos no mercado, com trajetória estável e representativos as áreas a que pertencem, desfilam algumas de suas técnicas e dão dicas de como perseverar na carreira.

Entre os palestrantes – que é no que se convertem esses profissionais – há representantes de áreas “badaladas”, como a fotografia de bebezinhos de poucos dias – a chamada fotografia newborn. Há profissionais do casamento, um segmento que se mantém de certo modo alheio a turbulências (ninguém deixa de casar. Quando muito, regateia no preço dos serviços), dos ensaios sensuais, um mercado impulsionado pelo desejo de mulheres de terem seu momento “modelo de revista”, de books para gestantes, famílias e outros. Um amplo arco de especialidades.

iPhoto_Channel_PhotoShow_Salvador_Adriano_Goncalves (2)
Casamento é um segmento da fotografia que sofre menores percalços (foto: Adriano Gonçalves)

A carioca Patricia Prado é uma das palestrantes (falará ao público logo no primeiro dia, às 15h30). Proprietária da agência Photolounge e especializada em fotografar mulheres do dia a dia em poses sensuais, Patricia está atenta ao conceito de inovação embutido no congresso. Ela pretende abordar suas recentes experiências no campo da realidade aumentada: “A capa da minha revista será ativada com a realidade aumentada e todos os participantes vão receber uma cópia. Nela, poderão ver o vídeo completo do meu making-of, que está sendo produzido”, antecipa a fotógrafa.

Presente em outra rodada do PhotoShow, Patricia acredita que o mercado anda mesmo em busca dessa “injeção de ânimo” que a troca de experiências proporcionada por eventos como esse oferece. “Pude perceber em Goiânia, que fui com o PhotoShow e já voltei com dois workshops, que as pessoas são muito interessadas, buscam realmente melhorar seu nível e aproveitam bem o que é passado. Acredito que a receptividade de Salvador não será muito diferente, tenho recebido mensagens pelo Facebook de muitas pessoas que estão bem felizes com a minha presença, o que me estimulou ainda mais”, afirma.

O PhotoShow está em sua quinta edição e ocorre no teatro do Sesc Casa do Comércio, em Salvador. O evento terá onze palestrantes. Além de Patricia Prado, estarão presentes Altair Hoppe, Primo Tacca Neto, Érika Muniz, Anderson Miranda, Simone Di Domenico, Adriano Gonçalves, Mari Righez, Ana Corrêa, Nelson Neto e Renata Bitencourt. Mais informações no site.

iPhoto_Channel_PhotoShow_Salvador_Patricia_Prado_Photolounge (2)
A fotografia sensual ganhou impulso com o desejo de mulheres “comuns” de posarem como modelos de revista

gif3

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *