Você presta atenção para que lado seu modelo está olhando nas fotos? Se não prestava, comece a reparar, pois isso é muito mais importante do que parece. De acordo com um estudo recente, pessoas que são fotografadas olhando para o lado direito parecem mais poderosas e decididas, enquanto olhar para a esquerda pode passar o sentimento de fraqueza ou fragilidade.
Simone Schnall, diretora do Cambridge Embodied Cognition and Emotion Laboratory, diz em seu artigo que se quisermos retratar uma pessoa como dinâmica, progressista, positiva e com visão de futuro, devemos retratá-la olhando para a direita. Mas por que isso é assim, e como podemos aplicar essa informação?
Em vários testes, espectadores percebem sujeitos de uma foto com sentimentos positivos quando o modelo está olhando para a direita. Isso vale para fotos, mas também para filmes e propagandas. Isso é chamado de Spatial Agency Bias, ou Direção da Ação Espacial, e há dois fatores que podem influenciá-la.
Em primeiro lugar, o fato de 90% da população ser destra pode contribuir para a teoria. No entanto, há um papel interessante desempenhado pela linguagem e cultura. Na cultura ocidental, escrevemos e lemos da esquerda para a direita, os nossos olhos costumam percorrer uma página ou foto da esquerda para a direita, assim como gráficos estatísticos são desenhados da esquerda para a direita, entre outros detalhes culturais. Ou seja, a maioria dos hábitos é direcionado para direita e esse padrão parece lógico para nós.
“O pensamento, portanto, segue a linguagem, em um sentido bastante literal”, diz Simone Schnall.
Portanto, inconscientemente percebemos o movimento da esquerda para a direita como normal e positivo, como um movimento em direção ao futuro e em direção à meta.
Mas e as linguagens que exigem a escrita contrária da ocidental, ou seja, da direita para a esquerda, como o árabe e o hebraico? Estudos sugerem que o padrão é o inverso para eles. A Direção da Ação Espacial funciona do modo oposto, e eles parecem perceber o movimento da direita para a esquerda como progresso, futuro, positividade e, portanto, normal.
Aplicações da Direção da Ação Espacial
O estudo conecta a Direção da Ação Espacial com a demonstração de poder. Análises históricas de pinturas antigas revelaram que o preceito da Direção da Ação Espacial foi usado para indicar papéis sociais e de gênero. Por exemplo, quando há duas pessoas na pintura, a mais poderosa está olhando para a direita. As mulheres também eram muitas vezes retratadas voltadas para a esquerda, para sugerir seu papel fraco e submisso na sociedade. É claro que os papéis de gênero mudam, e este, felizmente, não é mais o caso.
Fotografia
Quando uma pessoa na foto olha para a direita, parece que ele ou ela está olhando para o futuro, e é percebido como “natural”. Seguindo essa lógica, olhar para a esquerda pode expressar regredir ou olhar para o passado. A direção do olhar pode expressar uma mensagem forte. Você pode usar a Direção da Ação Espacial como uma ferramenta para transmitir uma mensagem em suas fotos e vídeos.
Propaganda
O estudo de Schnall sugere que a publicidade também poderia se beneficiar dessa teoria. Por exemplo, filmar um carro movendo-se da esquerda para a direita mostra-o como mais poderoso do que quando se move na direção oposta. No entanto, depende do mercado. Se você, por exemplo, filmar um comercial para um país árabe, deveria espelhar essa imagem, usando-a ao contrário, caso esta teoria esteja correta.
Filmes
Essa teoria também é usada em filmes, e com o mesmo propósito, como você pode ver na seleção de cenas do vídeo acima. Alguns diretores usam isso para sutilmente apontar quem é o mocinho e quem é o bandido. E também nos provoca sensações inconscientes de progresso ou derrota.
A partir de agora, preste atenção quando você assistir filmes: talvez você descubra alguma intenção na trama apenas a partir da direção em que os atores estão olhando ou seguindo.
Fonte: DIY Photo, FStorppers