PEF faz 10 anos de olho na “força catalisadora” da web

Ente 24 e 28 de setembro ocorre mais uma edição do festival internacional de fotografia da cidade de Paraty (RJ), o Paraty em Foco (PEF), evento que completa uma década de existência. A marca é alcançada junto com um recorde de participação de artistas na convocatória que é feita para os interessados em expor durante o festival: 1.225 trabalhos estarão espalhados pelo centro histórico da cidade litorânea nos cinco dias de evento. Vinte e sete países serão representados.

Iphoto Channel_PEF 2013_Sara De Santis (1)

Com tanta visibilidade, o PEF quer valorizar o diálogo: “Queremos fomentar o uso da fotografia na comunicação e fazer do festival um grande debate internacional. Para isso, escolhemos projetos criativos que convidem o público a dialogar”, afirma o espanhol Claudi Carreras, responsável pela curadoria das exposições. “Neste ano, queremos destacar a importância daqueles que se apresentam espontaneamente, que ocupam as tendas, workshops, exposições e são atores e ouvintes dos festivais em todo o País. O Paraty em Foco é essa energia catalisadora que está na internet, nas rodas de discussões sobre fotografia”, destaca o coordenador de programação Iatã Cannabrava.

O PEF anualmente traz fotógrafos de renome internacional para participar das atividades (oficinas, exposições, entrevistas e debates). Este ano, os destaques são o norte-americano David Alan Harvey, da agência Magnum, e a japonesa Rinko Kawauchi. Chamado de um dos “maiores brasilianistas da fotografia” por Iatã Cannabrava, David participa do evento como palestrante e “oficineiro”. Em 2012, o fotojornalista publicou um livro com imagens do Rio de Janeiro e este ano participou do projeto “Offside Brazil”, que documentou o País durante a Copa do Mundo para a Magnum, num trabalho conjunto da agência com fotógrafos locais.

Iphoto Channel_PEF 2013_Sara De Santis (2)
Cubo de 400m² montado na edição de 2013 para mostrar trabalhos da convocatória

Além de David e de Rinko, importante nome da fotografia contemporânea japonesa, o festival terá a participação do mexicano Javier Hinojosa, que irá comandar um workshop de fotografia e vídeo aéreo com drones e outro sobre a técnica do time lapse; e do holandês Niels Stomps, que virá falar de seus fotolivros e sua obra, focada na observação da maneira como as pessoas se comportam e respondem a grandes mudanças sociológicas ou ambientais a sua volta.

Entre os brasileiros, Sofia Borges e Rodrigo Braga abordam os limites da linguagem fotográfica, compartilhando seus processos criativos nas entrevistas e workshops. O crítico de arte e um dos curadores da Bienal de SP de 2010 Agnaldo Farias traz obras e artistas para falar da arte contemporânea, enquanto o historiador Maurício Lissovsky responde a questões sobre o papel da fotografia nas sociedades modernas e que novas potências o digital oferece.

Iphoto Channel_PEF 2014_David Alan Harvey (1)
Acima, foto de David Alan Harvey; abaixo, obra de Rinko Kawauchi, destaques da programação

Iphoto Channel_PEF 2014_Rinko Kawauchi (1)

A edição de aniversário do PEF contará com 22 workshops, treze entrevistas e cerca de dez exposições. Diferente dos últimos anos, todas as entrevistas acontecerão na tenda montada na Praça da Matriz, e terão entrada livre e gratuita, sem a necessidade de retirada de ingressos. Os workshops tiveram seus preços reduzidos, a maioria a 450 reais, e também agora com outra opção de curso, os chamados masterclasses, que acontecerão na Casa de Cultura, para mais de 100 pessoas cada, sendo um por dia, a 200 reais. Para saber mais sobre a programação deste ano, acesse o site oficial.

Banner_Lightroom

Artigos relacionados