Tendência

Patrick Demarchelier: renomado fotógrafo de moda e celebridades morre aos 78 anos

Morreu aos 78 anos o renomado fotógrafo de moda e de retratos de celebridades, Patrick Demarchelier. “Quando fotografei pela primeira vez com Patrick, tinha apenas 16 anos. Ele foi uma das primeiras pessoas da moda que acreditou em mim. Só tenho boas lembranças e me sinto muita sortuda por ter trabalhado com ele tantas vezes ao longo dos anos. Patrick sentiremos sua falta!”, disse Gisele Bündchen numa postagem em homenagem ao fotógrafo. A causa da morte ainda não foi revelada.

Demarchelier fez campanhas icônicas para grandes marcas como  Christian DiorLouis VuittonTag HeuerChanelLacosteCalvin Klein e Ralph Lauren, Armani, Gianni VersaceL’OréalRevlonLancôme e retratos únicos das mais importantes celebridades do cinema, da música e da moda das últimas décadas como Madonna, Nicole Kidman, Brad Pitt, Scarlett Johansson, Beyoncé, Gisele Bündchen, Britney Spears, Naomi Campbell, Tom Cruise, etc e se tornou um dos fotógrafos mais importantes da história.

Patrick Demarchelier
O lendário fotógrafo Patrick Demarchelier morreu aos 78 anos

Mesmo que você não acompanha fotografia de moda ou de celebridades, provavelmente, deve lembrar do filme “O Diabo Veste Prada”, em que Demarchelier é citado numa cena quando Miranda Priestly (Meryl Streep), pergunta a Andy (Anne Hathaway), no seu primeiro dia de trabalho: “Demarchelier confirmou?”, deixando-a completamente confusa (veja cena abaixo). Demarchelier também fez uma aparição no filme Sex and the City, tirando fotos da personagem Carrie Bradshaw (interpretada por Sarah Jessica Parker) para a revista Vogue.

Patrick Demarchelier
Foto: Patrick Demarchelier

Um de seus retratos mais famosos é de Lady Di, em que a princesa de Gales aparece na foto com os braços cruzados na altura dos joelhos e usando um colar. Após fazer essa imagem icônica, ele assumiu o posto de fotógrafo oficial da princesa de Gales. Em 2016, durante uma de suas poucas entrevistas, Demarchelier afirmou: “gosto de fotografar o lado positivo da vida”.

Patrick Demarchelier
Retrato hipnotizante de Nicole Kidman, tirada por Patrick Demarchelier.

Patrick Demarchelier ganhou, de seu padrasto, sua primeira câmera fotográfica, uma Kodak, quando tinha 17 anos. Com ela ele fez retratos e fotos de casamento por pequenas taxas, encontrando um emprego como retocador de laboratório e impressor de fotos de passaporte. Seu único objetivo era chegar a Paris, o que fez aos 20 anos, ganhando a vida como impressor de fotos jornalísticas.

Patrick Demarchelier
Lady Di | Foto: Patrick Demarchelier

Demarchelier chegou ao mundo da fotografia de moda em Paris no final dos anos 1960, entre um grupo de jovens fotógrafos que compartilhavam uma nova informalidade. Eles preferiam fotos de rua a fotos de estúdio, e jovens modelos não exóticas sem mau humor, visivelmente se divertindo em lugares que os leitores de revistas poderiam entender – uma praia ensolarada, um mercado. As mulheres também interagiam umas com as outras, enquanto dos anos 40 a meados dos anos 60 uma modelo costumava ficar isolada, sozinha em uma página.

Demarchelier não seguiu o estilo de reportagem completa de seus confrades, mas transpôs sua qualidade de “paparazzi de sorte capturando um momento espontâneo” para retratos de belas famosas: ele acreditava que a foto perfeita era um “acidente de meio segundo”. Para pegá-lo, ele trabalhou muito rápido, especialmente na era das pequenas equipes até o final dos anos 90, e sempre podia contar com uma capa de revista vendável para a banca de jornal.

Foto: Patrick Demarchelier

Essa abordagem deu frutos lentamente: o diretor editorial da Condé Nast, Alex Lieberman, o recrutou para o império das revistas nos anos 70, mas seu sucesso realmente cresceu nos anos 80, quando estrelas do cinema e da música e supermodelos que se tornaram celebridades trouxeram seus nomes e grandes personalidades em fotos editoriais e de anúncios.

Patrick Demarchelier
Gisele Bündchen (2002) | Foto: Patrick Demarchelier

“Sem palavras pra descrever a tristeza de perder alguém tão grandioso quanto Patrick Demarchelier.
Patrick foi um dos primeiros grandes fotógrafos a acreditar em mim, me deu suporte , oportunidade, me ensinou muito em todos os momentos em que convivemos, no set e fora dele, com sua família linda”, disse a modelo Caroline Trentini que trabalhou com Demarchelier por mais de duas décadas.

Se você ainda não conhecia o trabalho de Patrick Demarchelier seu legado fotográfico ficará vivo e pode ser uma fonte importante para seu repertório visual. Acesse o seu perfil no Instagram e inspire-se nos seus icônicos retratos.

Artigos relacionados