Paraty em Foco

Paixão obsessiva pela fotografia marca o 3º dia do Paraty Em Foco

Espelhos d'água da maré | Foto: Ruca Souza
Livro de fotografia

A ressaca do mar tomou as ruas do terceiro dia do Paraty Em Foco, e durante quase toda a tarde o passeio pela cidade ficou interditado, mas apenas para aqueles que não se atreveram a molhar os pés. A fotógrafa e palestrante do evento Ana Carolina Fernandes foi uma das pessoas que pelo bom ângulo entrou nas águas sem pudor e registrou o momento. Sua paixão obsessiva pela fotografia foi tema de abertura da última palestra da noite.

Foto: Eliza Doré
Foto: Eliza Doré

Apesar da leve chuva durante todo o dia o fluxo na cidade não diminuiu. A Casa da Cultura e o SESC foram os locais que serviram como ponto de referência para passar a tarde, em meio a arte, cultura e café, servindo como uma boa oportunidade para a realização de muito network e novas amizades. É nesses momentos em que o Paraty Em Foco torna-se mágico, além de muito aprendizado sobre fotografia quem participa do evento, com certeza volta para casa com uma experiência de vida memorável.

Foto: Bárbara Dias
Foto: Bárbara Dias

As palestras, mais uma vez, lotaram a Casa da Cultura. As portas laterais foram abertas para que o grande número de pessoas pudessem aproveitar cada informação e experiência de vida de pessoas como Marina e Amyr Klink, que emocionaram com suas histórias incríveis sobre as viagens à Antártica e preservação ambiental, na palestra Aventuras sem Fim. Dom João de Orléans e Bragança, o bisneto da Princesa Isabel e residente de Paraty, participou de uma palestra com Pedro Vasquez sobre da família real e a fotografia.

Marina Klink Foto: Nereu Jr
Marina Klink Foto: Nereu Jr
Amyr Klink Foto: Nereu Jr
Amyr Klink Foto: Nereu Jr
Dom João de Orléans e Bragança Foto: Nereu Jr
Dom João de Orléans e Bragança Foto: Nereu Jr

No final da tarde as ruas esvaziavam e quem não estava na Casa da Cultura pode ir até o local para conferir a palestra do fotógrafo e vídeo artista autodidata Eustáquio Neves, que apresentou seus trabalhos onde desenvolve técnicas alternativas, manipulando negativos e cópias. Eustáquio encantou o público com sua imagens e despertou a aflorou a criatividade nos fotógrafos presentes.

Eustáquio Neves Foto: Nereu Jr
Eustáquio Neves Foto: Nereu Jr

Em seguida uma das palestras mais esperadas do evento lotou a Casa, como se isso ainda fosse possível. Pessoas sentaram no chão em frente ao palco para aproveitar cada minuto da palestra do fotógrafo russo Gueorgui Pinkhassov, da renomada agência Magnum Photos. Acompanhado de uma tradutora e amiga, Gueorgui mostrou suas primeiras fotografias inspiradas em Tarkovsky e no minimalismo. Os participantes ainda puderam conferir uma série de vídeos em que o fotógrafo está trabalhando, onde mostra seu lado voyeur.

Gueorgui Pinkhassov e Milton Guran Foto: Nereu Jr
Gueorgui Pinkhassov e Milton Guran Foto: Nereu Jr
Gueorgui Pinkhassov Foto: Nereu Jr
Gueorgui Pinkhassov Foto: Nereu Jr

Mesmo com a chuva o final da noite pode ser bem aproveitado na praça da matriz onde a tenda multimídia foi montada, junto com exposições e ocupação do Coletivo Nós da Pós,  “Eu Fotógrafo | Eu Espectador” que teve como eixo conceitual a relação entre a intenção do fotógrafo e as diferentes leituras de uma fotografia.

 

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré é assessora de comunicação da iPhoto Editora e escreve para o iPhoto Channel. Formada em Jornalismo pela Univali, já estudou fotografia documental na Argentina. Conheça outros projetos paralelos: lizzadore.tumblr.com

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário