Tendência

Para que servem e o que são filtros polarizadores na fotografia?

Cansado de clarões e reflexos indesejados que estragam suas fotos perfeitas? Um filtro polarizador pode ajudar.

Para que servem e o que são filtros polarizadores na fotografia?

Apesar de muito úteis, os filtros polarizadores não são usados e sequer conhecidos por muitos fotógrafos. Para explicar o que são e para que servem os filtros polarizadores, o site americano Make Use Of fez um artigo muito completo, que traduzimos e reproduzimos abaixo:

Assim que sai da caixa, é fácil confundir um filtro polarizador com algo projetado para simplesmente proteger sua lente de arranhões. O que um polarizador faz exatamente? É apenas um filtro de densidade neutra glorificado? Longe disso, embora ambos sejam incrivelmente úteis. Aqui, você descobrirá o que é um filtro polarizador e se vale a pena o investimento.

O que é um filtro polarizador na fotografia?

Para que servem e o que são filtros polarizadores na fotografia?

Quando o céu não está 15 pontos mais claro do que a paisagem que você também está tentando capturar, você pode expor tudo corretamente de uma vez. Se você já tentou tirar uma foto de uma paisagem ao amanhecer ou ao anoitecer, provavelmente pode atestar o fato de que o céu está claro e que nosso mundo é um lugar muito escuro.

Filtros polarizadores em fotografia ajudam o artista principalmente a gerenciar três coisas: reflexos, brilho e clarão da lente e a exposição do céu. Como pode um filtro de vidro simples fazer isso sem tornar o resto da moldura muito escuro para ver?

O que é polarização?

A resposta simples: a polarização da luz descreve a maneira como o fóton viaja em seu caminho, a caminho do sensor da câmera. Diretamente do sol, a luz do dia não é polarizada. As coisas ficam um pouco mais complicadas quando o caminho de um fóton é interrompido em algum lugar entre você e a fonte original.

As partículas na atmosfera se espalham e difundem cada fóton, deslocando-os do lugar e fazendo com que os fótons “girem” horizontalmente à medida que avançam alegremente até nós. É assim que eles se tornam polarizados no sentido físico. O que essa propriedade tem a ver com fotografia?

Na frente da lente, os filtros de polarização evitam que a luz de uma polarização específica passe, puramente por meio da forma do caminho que os fótons agora percorrem. Às vezes, a ciência por trás de um equipamento é quase mais fria do que o próprio equipamento .

Como funcionam os polarizadores?

Uma lente comum admite luz indiscriminadamente, sem levar em conta a polarização de cada fóton. Os filtros de polarização, ao contrário, são gravados com uma série de linhas muito pequenas. Essas inclusões são responsáveis ​​por impedir que a luz polarizada chegue ao sensor.

Para que servem e o que são filtros polarizadores na fotografia?

Com os polarizadores, o que importa é o ângulo em que a luz atinge o filtro e o grau em que o próprio filtro foi girado. Essa configuração determina quanto da luz polarizada é absorvida antes de chegar ao sensor.

Quando a série de linhas é girada para sua posição perpendicular mais vertical, a maior parte da luz polarizada é absorvida. A luz não pode passar de linhas verticais quando cada fóton se move horizontalmente em um caminho bidimensional e totalmente plano. As linhas horizontais permitem que esses caminhos planos passem sem problemas.

Girar o filtro de polarização no sentido horário ou anti-horário oferece mais controle sobre a quantidade de luz polarizada que passa. Isso significa que você pode atenuar a aparência dos reflexos em sua foto sem eliminá-los totalmente. Para a maioria dos filtros polarizadores, você faz isso girando-o em um anel de ajuste fixo.

Para luz direta, o efeito de um polarizador será mais aparente quando a luz incide sobre a lente em um ângulo de 90 graus. Você pode se orientar em torno do assunto para se inclinar para o efeito ou diminuí-lo, dependendo de sua visão para a foto.

Polarizadores e reflexos

Polarizadores são ótimos para mais do que apenas fotografia ao ar livre. Ao tentar tirar fotos de algo brilhante, como um carro novo, um filtro polarizador nos ajuda a ver “através” do brilho do reflexo, admitindo a luz seletivamente. Este é o caso mesmo ao fotografar em ambientes internos ou em um estúdio. Como?

Quando a luz reflete em uma superfície especular, sua polarização muda no rebote. A luz refletida por ele fica fora de “fase” com a luz da fonte original, em relação a onde você está com sua câmera. Somos capazes de ajustar a rotação do filtro para que ele direcione essa luz repolarizada que a superfície especular está tentando nos transmitir.

Para que servem e o que são filtros polarizadores na fotografia?

Isso resulta em uma imagem final muito mais profissional, sem reflexos perturbadores. A cor e o tom do assunto também ficarão mais nítidos do que seriam de outra forma. A imagem parece “mais limpa” e mais direta.

Se você acha que seu próprio trabalho está isento desse princípio, você está incorreto. Mesmo assuntos foscos ou quase foscos “refletem” a luz na câmera. Polarizar essa luz refletida lhe fará bem pelo mesmo motivo descrito acima. Agora, os valores do próprio sujeito não estão mais escondidos sob “reflexos” perdidos. Os resultados falam por si.

Polarização Linear vs. Polarização Circular

Existem dois tipos de polarizadores: polarizadores lineares e polarizadores circulares. Se você usar uma SLR ou DSLR, um filtro de polarização linear pode inibir os meios de sua câmera de ler a luz para foco e exposição. Câmeras que dependem de espelhos usam polarização para medir a luz que entra, razão pela qual os polarizadores circulares foram inventados.

Um filtro de polarização linear consiste em apenas uma camada de vidro caracterizada por uma série de inclusões lineares. Os polarizadores circulares incluem tanto esta primeira camada quanto uma segunda. O segundo plano de vidro trata novamente a luz, polarizando-a circularmente e traduzindo-a em uma forma que a câmera possa interpretar.

Os polarizadores lineares funcionam da mesma forma em ambas as direções. Os polarizadores circulares são uma via de mão única. Ao usar um polarizador linear, as SLRs e DSLRs não podem realmente “ver” os reflexos necessários para medir a luz através de seu próprio conjunto interno de espelhos sem alguma semelhança com o resto da imagem, por assim dizer. Para câmeras sem espelho, isso não será um problema.

Que tipos de fotografia podem se beneficiar com um polarizador?

Para que servem e o que são filtros polarizadores na fotografia?

A verdade é que todos os fotógrafos provavelmente deveriam possuir um filtro de câmera polarizador. Se você se enquadrar em qualquer uma das seguintes categorias, definitivamente deve ser uma prioridade:

  • Fotógrafos de paisagens : este é o exemplo clássico de por que os polarizadores são vitais. Mesmo antes dos dias da fotografia colorida, os fotógrafos de paisagens em preto e branco faziam uso liberal de filtros polarizadores para melhorar o contraste de suas fotos. Os artistas foram capazes de capturar os detalhes da cena, mantendo o céu perfeitamente exposto.
  • Fotógrafos de produtos : às vezes, o brilho de uma softbox fora da tela faz um produto parecer luxuoso. Outras vezes, torna-se uma distração dolorosamente predominante. Se reflexos indesejados estão roubando o charme do objeto, um polarizador quase certamente o ajudará a banir o excesso de luz.
  • Fotógrafos de belas artes : uma coisa é certa sobre os fotógrafos artísticos: amamos coisas brilhantes e adoramos tirar fotos de nossos próprios reflexos. Polarizadores dão vida a objetos especulares, mesmo sob o estrondo de luzes que são menos do que adequadas para a fotografia no sentido estético.
  • Fotógrafos casuais : se você fotografa por diversão, é provável que não esteja dedicando muito tempo ao planejamento de cada foto que tira. Muitos de nós começam atirando em nossos amigos aleatoriamente, em plena luz do dia. Um filtro polarizador doma o fogo do sol, tornando cada tiro muito mais digno de insta e memorável.

Não importa o que você está fotografando, os polarizadores fazem uma grande diferença na aparência da luz e na cor que sua foto captura. Eles fazem cada foto valer a pena.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *