Bryan Peterson é o autor do livro Understanding Exposure (Entendendo a exposição), no qual ele ilustra os três elementos que precisam ser considerados antes de se apertar o disparador de uma câmera fotográfica. Ele os chama de “triângulo da exposição”. Entender esses elementos é muito recomendado para quem quer sair do modo automático da câmera e se aventurar usando as configurações manuais de uma DSLR, por exemplo.
Cada um dos aspectos do triângulo relaciona-se com a luz e com a maneira como ela interage com a câmera.
Os três elementos são:
1. ISO – é a indicação da sensibilidade do sensor em relação à luz
2. Abertura – o tamanho da abertura da lente quando uma fotografia é tirada
3. Obturador – a quantidade de tempo que o obturador é aberto
É na combinação desses três elementos que a exposição de uma imagem é trabalhada. Mais importante ainda: uma mudança em um dos elementos irá impactar os outros. Isso significa que você nunca pode pensar apenas em um dos elementos, você precisa sempre ter os três em mente.
3 metáforas para entender o triângulo de exposição da fotografia digital
Muitas pessoas descrevem a relação entre ISO, abertura e velocidade do obturador usando diferentes metáforas para os ajudar a lembrar. Bryan Peterson escolheu três para fazer com que você grave na cabeça. Mas ele avisa: são apenas metáforas, e as imagens abaixo estão longe de ser perfeitas, são apenas para fins ilustrativos:
A janela
Imagine que a sua câmera é como uma janela com persianas que abrem e fecham.
A abertura é o tamanho da janela. Se ela é maior, mais luz chega através dela e o quarto fica mais claro.
A velocidade do obturador é o tempo que as persianas da janela ficam abertas. Quanto mais tempo você deixá-las abertas, mais luz entra.
Agora imagine que você está dentro do quarto usando óculos de sol. Seus olhos ficam insensíveis à luz que chega (é como um baixo ISO).
Há várias maneiras de aumentar a quantidade de luz na sala (ou pelo menos o quanto parece ter). Você pode aumentar o tempo que as persianas estão abertas (diminuir a velocidade do obturador), aumentar o tamanho da janela (aumentar a abertura) ou tirar os óculos de sol (aumentar o ISO).
Dominar a arte da exposição é algo que requer prática. Até mesmo os fotógrafos mais experientes testam e ajustam suas configurações dependendo do que eles procuram. Mudar cada elemento não só afeta a exposição da imagem, mas tem um impacto sobre outros aspectos da imagem (mudando a abertura, você muda também a profundidade de campo, mudando o ISO, muda a granulação da fotografia, e mudar a velocidade do obturador tem impacto em como o movimento é capturado).
Fonte: Digital Photography School