Papo sobre fotografia independente no Ateliê

VE0A8845

Projeto de conversas com artistas visuais seguida de projeção de trabalhos dos convidados, a Sexta Livre do espaço cultural Ateliê da Imagem, na Urca, Rio de Janeiro, recebe na próxima sexta-feira (18) Ana Carolina Fernandes, premiada fotojornalista que vem cobrindo as manifestações de rua no Rio há quase um ano.

Ana vai apresentar seus trabalhos autorais e documentais mais recentes, como Mem de Sá, 100, ensaio produzido após três anos convivendo com um grupo de travestis na Lapa, Rio de Janeiro.

“A partir de seus preceitos, do envolvimento entre fotógrafa e seus retratados e do amálgama minuciosamente construído entre forma e conteúdo, [a obra de Ana Carolina] é o que de melhor tem sido produzido no fotodocumentarismo contemporâneo”, assinalou o jornalista e pesquisador Éder Chiodetto, responsável pela curadoria de Mem de Sá, 100.

Ana Carolina apresentará também outros ensaios: sobre as manifestações de rua que vem cobrindo há um ano, algumas vezes para a agência Reuters, outras tantas de forma independente como documentarista, dando ênfase na presença e importância das mulheres nos protestos, e, por fim, seu trabalho sobre a Prainha, um Parque Ecológico no Rio de Janeiro, que pretende publicar em livro, terminando com a exibição de algumas fotos de sua história jornalística. No final do evento, abrirá para um bate-papo com o público sobre o fotojornalismo independente. O Ateliê da Imagem fica na av. Pasteur, 453. Urca (21 2541 3314). A entrada é gratuita.

VE0A4100MemdeSa100

Artigos relacionados