De acordo com uma pesquisa em Big Data (quantidade enormes de dados para analisar tendências, comportamentos, problemas, etc), podemos ter uma breve indicação de quais seriam os melhores filtros para Instagram. A pesquisa indica quais os filtros usados nas fotos mais populares do app. Ele também tem dados sobre o Flickr.
O estudo, feito pela Georgia Tech e pelo Yahoo Labs, analisou mais de 7,6 milhões de imagens postadas no Flickr, com softwares determinando os tipos de filtro usados e cruzando essas imagens com sua popularidade. Mais da metade dessas imagens também tinha sido postada no Instagram – e os dados do app também foram levados em consideração.
Descobriu-se através dos dados que os filtros que deixam as fotos mais ‘quentes’ (com tons mais avermelhados ou amarelados) recebem mais comentários e efeitos que simulam uma maior exposição também foram ligados a mais visualizações. Os filtros menos populares são aqueles que saturam as cores. Aqueles filtros que simulam uma foto antiga também tiveram menos visualizações. Infelizmente a pesquisa não cita o nome dos filtros, apenas as características deles.
Além dos dados, 15 pessoas foram entrevistadas para a parte qualitativa da pesquisa. Para quem já é usuário do Instagram, as entrevistas não trouxeram resultados surpreendentes: filtros com efeitos vintage e alguns que destacam pessoas nas fotos foram os mais indicados. Mas os números mostraram coisas interessantes. Fotos com aplicação de filtro têm 21% de chance a mais de serem vistas e 45% a mais de chances de receberem comentários do que as #nofilter (sem filtro).
Claro que estes dados não são uma lei máxima do Instagram. Cada usuário deve sim escolher o que é melhor para sua foto. O Big Data é uma média de uma amostragem gigantesca de milhões de fotos. Dentro desse grupo também existem fotos saturadas populares ou imagens com filtro de cores quentes que mal foram visualizadas.
FONTE: GALILEU