Tendência

Os prós e contras de usar luzes LED para fotografia de retrato

Se você está começando na fotografia, pode estar se perguntando sobre o uso de luzes LED contra os tradicionais flashes. No vídeo, o fotógrafo Francisco Joel Hernandez mostra os prós e contras de usar LED em relação aos flash e por que você pode preferir um ou outro.

A maior e mais imediata vantagem de usar LED é que você sempre verá onde e como a luz está caindo sobre o assunto, tornando mais fácil descobrir exatamente como posicionar as coisas e com que potência tirar a melhor foto. Por outro lado, a maior desvantagem é o poder. Se você quiser fotografar durante o dia e dominar a luz do sol, uma luz LED não será suficiente.

Prós

  1. Luz visível – Como o LED possui luz constante, você pode ver a área iluminada em tempo real;
  2. Mais cor nos olhos – Com o ambiente constantemente iluminado, as pupilas dos olhos ficam retraídas, deixando uma maior parte da íris à mostra;
  3. Ajuste de temperatura – Algumas luzes LED permitem ajustar a temperatura;
  4. Fotografia e vídeo – Você pode usar a mesma iluminação para fotografar e filmar.

Contras

  1. Baixa potência – a luz do LED tem menos brilho que os flashes, então pode não ser ideal para fotografar sob a luz do sol, sendo ideal para locais fechados, entardecer ou noturnas;
  2. Baixa duração de bateria – trabalhar com LED exige uma fonte extra de energia;
  3. Cabos – Como o LED exige bateria extra, cabos de conexão podem ser um problema;
  4. Modificadores – Dependendo do tipo de luz que você possui, pode ser difícil conseguir modificadores de luz compatíveis.

Agora que já sabe dos Prós e Contras, veja abaixo o vídeo do fotógrafo Francisco Joel Hernandez com exemplos práticos. O vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português:

Artigos relacionados