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Os contratos não são o fim ou o início de um projeto fotográfico

Profissionais de sucesso – isto é, pessoas que ganham a maior parte de sua vida como fotógrafos – têm uma espécie de visão global de sua carreira. Eles se comportam como se as negociações de marketing e de contrato e o fluxo de trabalho digital fossem tão importantes quanto a composição e a iluminação. 

Por exemplo, a primeira coisa que qualquer cliente em potencial deseja ver é a prova de que um fotógrafo sabe o que está fazendo: normalmente, um site repleto com o trabalho que o fotógrafo faz de melhor. Como esse cliente potencial chega ao site? Marketing. 

Os contratos não são o fim ou o início de um projeto fotográfico
Foto: Pexels

Há todos os tipos de marketing: aparecer em um diretório pago, contatar por e-mail, um encontro pessoal, uma promoção por correio tradicional, Instagram, uma referência, entregar um cartão de visita a alguém na fila do caixa no mercado. Você não precisa se envolver com todos esses caminhos, mas deve se envolver com pelo menos alguns.

Todas as negociações começam com uma conversa por e-mail ou, preferencialmente, por telefone. (Como um jovem amigo meu diz, “Mensagens de texto são para redes sociais, e-mail é para negócios”.) Os fotógrafos precisam de algumas perguntas respondidas: que tipos de imagens o cliente está procurando, de quantas eles precisam, quando a fotografia tira local e quando ele precisa ser entregue, onde será feito e quanto dinheiro está envolvido. Não menos importante, os fotógrafos precisam saber como as imagens serão usadas – o licenciamento.  

O melhor resultado – verdadeiro em qualquer negócio – é um contrato em que todos recebem o que desejam, uma situação em que todos ganham. Conforme os fotógrafos negociam, eles precisam calcular fatores com base em tudo o que sabem sobre seu negócio: seus custos tangíveis (equipamento, seguro, despesas de manutenção), habilidades pessoais (como se relacionar com o cliente e todos os outros), de quanto tempo precisam para produzir o trabalho de acordo com seu padrão, quantas pessoas (se houver) eles vão contratar, Plano B e Plano C. E Plano D (nunca se sabe …). 

O fluxo de trabalho digital (algo sobre o qual os clientes sabem pouco) é fundamental para a entrega de imagens. Está tudo na mistura e tudo vai para o contrato. Uma vez que o contrato é assinado, o fotógrafo deve produzir o trabalho enquanto se prepara (técnica e emocionalmente) para lidar com as mudanças inevitáveis ​​e, finalmente, entregar no prazo e no orçamento. Quão difícil é isso?

Os contratos não são o fim ou o início de um projeto fotográfico
Foto: Pexels

Os fotógrafos já precisam estar preparados para todo esse processo – do marketing à negociação ao fluxo de trabalho digital – antes que qualquer cliente alcance, levando ao melhor resultado: o cliente fica feliz, paga a conta e contrata o fotógrafo novamente para outro projeto. Outro ganha-ganha. No entanto, mesmo que o fotógrafo não seja contratado novamente, o projeto finalizado e entregue pode permanecer uma conclusão bem-sucedida se as fotos forem boas o suficiente para fornecer um trabalho novo para o site do fotógrafo, de modo que quando o próximo cliente em potencial aparecer, ele tenha algo que valha a pena ver. E por aí vai.

Sobre o autor: Barry Schwartz é fotógrafo, escritor e educador. Seu site e blog podem ser encontrados aqui .

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