Os 10 mandamentos da fotografia de retrato
O fotógrafo Michael Comeau é o editor do On Portraits, uma comunidade online dedicada à fotografia de retrato simples e clássica. Inconformado com as últimas tendências da fotografia, Michael reuniu 10 mandamentos da fotografia de retrato, segundo a sua perspectiva.
“Adoro retratos simples e clássicos e admiro os fotógrafos lendários como Richard Avedon, Irving Penn e Albert Watson”, afirma Michael em artigo publicado no On Portraits. “Eu usei a palavra ‘mandamento’ por um motivo. Algumas pessoas vão acreditar e outras não. E tudo bem. Esta é apenas a verdade como eu a vejo”
1. Um retrato é sobre o assunto, não sobre o fotógrafo
Criamos retratos porque queremos dizer algo sobre uma pessoa e porque queremos fazer uma conexão, não porque queremos mostrar nossa nova lente de US$ 2 mil ou obter mais curtidas no Instagram.

2. Para chamar uma foto de retrato, você precisa de consentimento
Muitos fotógrafos vão chamar qualquer foto antiga com uma pessoa de retrato. Mas para ser um retrato, o sujeito deve consentir. Caso contrário, você poderia chamar qualquer foto de rua ou moda antiga de retrato. A palavra perderia todo o significado.
3. Um retrato é sobre uma pessoa, não como ela se parece
No momento em que uma imagem se torna sobre maquiagem, cabelo, um adereço ou um estilo de pós-processamento, ela deixa de ser um retrato – ela se torna uma foto de moda.
4. Um retrato nunca pode dizer tudo sobre uma pessoa
Você não pode abranger tudo o que há para saber sobre uma pessoa em um centésimo de segundo. Então, nunca assuma que você capturou a verdade sobre uma pessoa (Nota da edição: o famoso “fotografar a essência”). As pessoas têm muitos lados e você tem sorte de pegar apenas um deles.

5. Um retrato eficaz deixa você curioso sobre o sujeito
Esqueça as palavras “bom” e “ruim”. O que elas querem dizer afinal? Eu prefiro pensar imagens em termos de eficácia. Se você quiser saber mais sobre o retratado, então é um retrato eficaz. Você pode não gostar do que vê em um determinado retrato, mas se isso faz você pensar é eficaz.
6. Aprendemos com os mestres, não com os “influenciadores” mais recentes
Nós não criamos retratos de momento para seguir a última tendência fugaz. Queremos que nossas fotos continuem a ser tão efetivas daqui a 50 anos.
7. As ideias são mais importantes que a técnica
Você não precisa ser um mestre da técnica para ser um bom fotógrafo de retratos. Mas você deve ser capaz de formular ideias e conceitos que formam uma base para suas fotos.
8. A técnica é mais importante que as ferramentas
Câmeras, lentes e luzes são divertidas… Talvez mais divertidas do que deveriam ser. Todos nós podemos admitir isso. Mas não é o equipamento que você usa que conta. É como você usa isso.
9. Um retrato não precisa bajular o sujeito
Um retrato não precisa agradar o sujeito… A menos que ele esteja pagando para ficar satisfeito.
10. Não faça mal
É o trabalho do fotógrafo tornar o sujeito confortável. Uma sessão de retratos deve ser agradável para todos os envolvidos.