Os 10 erros mais comuns em sites de fotógrafos
A fotógrafa Caitlyn Edwards compartilhou um excelente texto na comunidade da PhotoShelter, onde atua também como gerente de marketing, com os 10 erros comuns em sites de fotógrafos e como corrigi-los. Quando pensamos em sites, a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) costuma ser a prioridade. Como o Google está classificando você em relação a outros fotógrafos semelhantes? Você está aparecendo na primeira página dos resultados da pesquisa? Não há dúvida de que o SEO é importante para todo fotógrafo. No entanto, existem alguns grandes equívocos quando se trata de SEO.
“Os fotógrafos precisam primeiro acertar outros aspectos de seus sites”, diz o designer do site e consultor certificado pela PhotoShelter Alex Vita. “É onde estou quando se trata de SEO. Eu conheço o poder do SEO, mas não às custas de enormes problemas e erros de experiência do usuário.”
Antes de se concentrar em melhorar a classificação da sua página, você precisa ter certeza de que o seu site é fácil de navegar, apresenta ótimas fotos e uma ótima experiência do usuário. Sem isso, seus esforços de SEO serão em grande parte inúteis.
Abaixo, detalhamos dez erros de site que vemos diariamente. De links quebrados a informações de contato ausentes e metadados repetitivos ou ausentes, veja como seu site se destaca.
1. PERFIS DE MÍDIA SOCIAL VINCULADOS INCORRETAMENTE
Embora possamos concordar que os sites são essenciais para os fotógrafos, definitivamente ainda há um lugar para as mídias sociais no fluxo de trabalho e no plano de negócios do fotógrafo moderno. Oferecendo oportunidades de levar as pessoas aos bastidores, compartilhar trabalhos novos ou pessoais continuamente sem ter que atualizar seu site e muito mais, as mídias sociais devem ser um componente, grande ou pequeno, na identidade de cada fotógrafo.
Um dos erros mais comuns que vemos em sites de fotógrafos são links inadequados para perfis de mídia social. Quer se trate de um link quebrado ou algo apenas não listado, links de mídia social inadequados farão com que você perca.
Para manter o design do seu site mínimo e focado em você, oferecemos ícones sociais para seguir que permitem que você insira seus identificadores de mídia social exclusivos para as plataformas de mídia social que deseja apresentar.
Em vez de adicionar o URL (por exemplo, https://www.instagram.com/photoshelter/ ) ou seu identificador com o símbolo “@” (por exemplo, @photoshelter), basta inserir seu identificador para as plataformas correspondentes e você estará pronto para ir.
É uma coisa simples e fácil de verificar se você está acertando e pode ser atualizado instantaneamente.
2. NENHUM NÚMERO DE TELEFONE PÚBLICO LISTADO
Nós entendemos. Colocando seu número de telefone em um site? Isso soa como uma receita para ainda mais chamadas de spam. Mas ouvimos de editores que adicionar um número de telefone pode fazer a diferença. Qualquer coisa que torne você mais fácil de encontrar, torna mais fácil reservar para você.
Se ainda não o fez, considere adicionar seu número de telefone à sua página inicial ou página de contato. É uma maneira fácil de se tornar mais disponível e provar que você está pronto para trabalhar.
Você pode até vincular seu número de telefone a um HTML personalizado para que, se alguém clicar no número, uma chamada telefônica seja iniciada imediatamente no celular (ou, no caso de um laptop, o FaceTime geralmente é iniciado).
<A HREF= RESPONSESTEL:5555555555″> LIGUE PARA 555-555-5555 </A>
Além disso, se você não quiser postar seu número de celular pessoal publicamente, verifique o Google Voice . É um serviço gratuito do Google que permite encaminhar chamadas para qualquer dispositivo ou para a web, mantendo seu número pessoal apenas isso: pessoal. O medo de spam não deve impedi-lo de mostrar seu eu mais profissional e acessível.
3. CONTANDO EXCLUSIVAMENTE COM UM FORMULÁRIO DE CONTATO
Assim como aquele número de telefone, não seja ignorado porque seu endereço de e-mail não está listado publicamente em seu site. Muitos editores e clientes preferem usar seus próprios modelos de e-mail ou listas quando se trata de entrar em contato. Para eles, ter que passar por um formulário pode parecer uma tarefa árdua – e muitas vezes não vale a pena ser completada.
Quando se trata de adicionar seu e-mail, dois ótimos lugares para listá-lo (e esse número de telefone!) São sua página inicial e a própria página de contato. Quando se trata de informações de contato, a redundância é fundamental.
Assim como vincular seu número de telefone, o PhotoShelter também permite vincular seu e-mail com HTML personalizado. A configuração significa que qualquer pessoa que clicar no seu endereço de e-mail a partir do seu site verá imediatamente o lançamento do cliente de e-mail de sua preferência.
4. SEM BIOGRAFIA OU PÁGINA SOBRE
Todos nós sabemos que a fotografia é sobre contar histórias, e isso não deve parar com suas habilidades de câmera. Trabalhar com um fotógrafo costuma ser tanto uma adequação de personalidade quanto de talento.
Dedique um pouco mais de tempo à sua biografia e, pelo menos, certifique-se de que algo além de “[as informações da biografia vão aqui]” seja exibido. Forneça aos clientes em potencial detalhes sobre em que você se especializa. Liste seus clientes para fornecer alguma credibilidade. Link para locais com os quais você trabalhou ou as peças publicadas das quais você mais se orgulha. Apresentam alguns depoimentos.
Se o SEO é a principal prioridade, sugerimos priorizar o conteúdo para o seu mercado local. Uma maneira fácil de fazer isso é incluir sua localização junto com detalhes sobre você e seu trabalho.
5. NAVEGAÇÃO RUIM
Embora “ruim” seja subjetivo, é importante lembrar que a navegação do seu site está lá para ajudar. Ele precisa ajudar os visitantes do site a chegar onde desejam. Se possível, deve despertar um pouco de intriga e manter as pessoas em seu site por mais tempo do que o planejado originalmente.
Se não for óbvio o que é algo ou onde está localizado, considere renomeá-lo ou removê-lo completamente. Vimos isso por meio de links para galerias de preços, renomeando seu arquivo para algo como “Área do cliente” e ocultando páginas indesejadas ou não utilizadas.
No PhotoShelter, você tem controle total sobre o seu navegador. Isso significa que você pode exibir ou ocultar qualquer coisa, renomear ou reordenar itens e criar menus personalizados, tudo para atender às suas necessidades.
“Eu meio que suspiro quando recebo e-mails de fotógrafos perguntando: Onde devo incluir palavras-chave, quantas devo incluir e o que devo fazer com essas tags de SEO? Devo criar uma página para todos os locais com os quais trabalhei? – tudo quando seus sites têm um menu de navegação feio ”, diz Alex Vita.
6. FALTA DE DESCRIÇÕES DE GALERIA
“Normalmente existem alguns lugares nos sites do PhotoShelter, independentemente do modelo que você está usando, onde os fotógrafos não aproveitam todas as oportunidades de texto”, diz Alex Vita. “Se você adicionar uma descrição às suas galerias no PhotoShelter, elas acabarão como texto nas páginas da sua galeria. O Google também entende isso, então é uma grande oportunidade. ”
Projetado para satisfazer o escritor em você e adicionar um pouco de suco de SEO ao seu site, as descrições da galeria são um dos elementos mais subutilizados do PhotoShelter. Adicionados ao seu navegador de imagens, eles estão lá para ajudá-lo a tirar mais proveito de suas galerias.
Como Suz e Andrew acima, as descrições das galerias não precisam necessariamente apresentar longos ensaios (embora certamente tenham essa capacidade). Basta ser específico e pensar em fornecer mais contexto aos visitantes do seu site.
Se você deseja aproveitar ao máximo as descrições da galeria, considere o uso de nossos modelos Sonnet ou Pivot, ambos amigáveis para narrativas mais longas.
7. SEM TÍTULOS DE PÁGINA OU DESCRIÇÕES META
Alguns dos elementos mais importantes do resultado da pesquisa e da estratégia de SEO são os títulos das páginas e as meta descrições, que ajudam a definir o conteúdo relevante das páginas do site e aumentam a capacidade de pesquisa geral do site. É importante ter em mente que esses campos não são exibidos na página em si, mas são plugados nas tags de cabeçalho que compõem o código que o Google rastreia ao indexar seu site.
Ao redigir sua meta descrição, o Google irá truncá-la em cerca de 160 caracteres, então seja conciso e sucinto na maneira como você descreve seu site e não exceda três frases. “Também deve ter de uma a três frases com detalhes sobre seu tipo de fotografia, seu nome e a localização de seus serviços”, disse o líder de implementação técnica do PhotoShelter, Jelan Coley.
Todos os membros do PhotoShelter podem fazer seus ajustes de Título de Página e Descrição Meta diretamente no Construtor de Sites. Lembre-se de que cada página em seu site tem seu próprio campo Título da Página e Meta Descrição , portanto, certifique-se de preencher cada um. Observe que você pode usar o mesmo título ou descrição em cada página ou pode fazer ajustes em cada campo exclusivo para refletir as informações relevantes em uma determinada página.
8. LINKS QUEBRADOS
De que serve um link se não funcionar? Os links parecem tão simples, mas é outro erro comum que vemos repetido em todos os sites de fotógrafos, independentemente da experiência e da escolha do modelo. Os links podem estar em qualquer lugar: em uma página personalizada, no menu de navegação ou em um link de imagem, por isso é importante verificar se você está inserindo o seu corretamente.
Os links quebrados não só se tornam frustrantes para os visitantes do site, como também leva o Google a questionar sua credibilidade. A verificação de links é vital durante qualquer auditoria de site, portanto, certifique-se de que tudo esteja sendo exibido e carregado da maneira que você deseja!
9. PROBLEMAS DE METADADOS
Muito poucos, muitos ou nenhum metadados podem parecer um pouco com Cachinhos Dourados. Mas se voltarmos, pense nos metadados como um meio de fornecer mais contexto e credibilidade às suas imagens. Legendas, palavras-chave, títulos, todos têm um propósito e são rastreáveis pelo Google.
“Os campos de metadados com sinalizadores verdes de SEO – isso é o que otimizamos para o Google”, compartilha Damari McBride, especialista em suporte técnico do PhotoShelter. “Mas você verá que há muito mais seções que você pode preencher.” E também não há nada de errado em preencher tudo. Isso não vai te machucar aos olhos do Google. “Mas se você quiser concentrar seus esforços um pouco, basta olhar para as caixas verdes de SEO e concluí-las”, diz ele. (Observe que isso pode ser feito antes do upload no Lightroom, Capture One ou em qualquer software de edição que você use.)
Além de legendas ou títulos de imagem mais óbvios, se você está procurando alguma direção para começar quando se trata de metadados como mencionamos acima com sua biografia, a localidade é sua amiga aqui. E quando se trata de palavras-chave especificamente, é altamente recomendável usar palavras-chave que indiquem uma localidade.
O Google irá considerar o quão bem uma lista local corresponde aos termos de pesquisa de um usuário. Quanto mais nicho e específico você for em seus metadados, mais o Google terá que trabalhar ao tentar corresponder uma consulta de pesquisa com resultados relevantes em seus índices.
Pense nas palavras-chave do IPTC como uma combinação de palavras e frases que dão contexto às suas imagens. Sem essas palavras-chave, um rastreador de mecanismo de pesquisa não indexará uma imagem porque falta conteúdo legível. Mas lembre-se: você não pode ser mais esperto que o Google.
“O Google está olhando mais para a experiência do usuário: como os visitantes estão se comportando em seu site e, em seguida, transformando isso em fatores de classificação. Porque, o material técnico de SEO, como tentar colocar muitas palavras-chave em seu conteúdo, isso agora é considerado uma tática de SEO mais antiga. Você não pode mais brincar com o sistema com palavras-chave. Eles estão tentando observar os sinais e fatores da experiência do usuário e usá-los ”, diz Alex Vita.
E antes que você se preocupe em ter que excluir e reenviar imagens em sua conta, lembre-se de que você é capaz de editar metadados IPTC em seu navegador de imagens PhotoShelter – individualmente e em massa.
10. NÃO APROVEITANDO OS MENUS
Além de renomear, reordenar, exibir ou ocultar seus itens de navegação, considere usar um menu em sua página inicial para ajudar os visitantes do site a ver mais de seu trabalho, ao mesmo tempo que mantém seu site limpo e organizado. Os menus permitem que você mantenha a página inicial limpa – você tem que permanecer nas boas graças do Google! – enquanto permite que você aninhe itens um embaixo do outro.
Depois que você pega o jeito dos menus, seu site se torna muito mais personalizável. Por exemplo, com nosso modelo Horizon, há tecnicamente apenas um portfólio. “Mas você pode criar pseudo portfólios usando menus e links de galeria”, diz Jelan.
“Também vimos esses menus serem muito usados para vincular a galerias de preços”, disse Rachel Reiss, diretora de marketing de membros do PhotoShelter. “Eles vão chamá-lo de ‘Loja’ ou ‘À venda’. mas, de qualquer forma, é apenas outra maneira de orientar os compradores para o que você deseja que eles vejam se você estiver vendendo.”