Onze itens que você precisa ter na mochila

O fotógrafo norte-americano Dan Bracaglia publicou no site Pop Photo uma lista de onze objetos que ele considera imprescindíveis na mochila do fotógrafo precavido. São itens simples, pequenos, leves e baratos que podem quebrar um galho, auxiliar em imprevistos, salvar uma sessão fotográfica ou dar um “up” em seus passeios fotográficos. Confira a lista de Bracaglia:

b05.10everyday0011 – Espelhinho: São excelentes refletores e direcionadores de luz e servem para todos os tipos de fotografia. Os modelos em acrílico são super-resistentes e podem ser encontrados à venda em qualquer loja de R$ 1,99.

b05.10everyday005b

2 – Sacos de lixo: Apesar de as bolsas para câmeras fotográficas serem segundo os fabricantes à prova d’água, nem sempre é bom arriscar. Leve consigo alguns sacos de lixo embrulhados no fundo da bolsa. Assim que o tempo fechar repentinamente, ensaque todo o seu equipamento para garantir total proteção. Você também pode fazer buracos no fundo e usá-los como capa de chuva. Os sacos de lixo da cor preta geralmente são mais grossos e podem servir como bloqueador de luz.

b05.10everyday021

3 – Lanterna: Lanternas podem ser usadas para light painting ou para delinear as curvas de um objeto. As mais fortes podem ser utilizadas para valorizar o background das locações, como uma parede de tijolos numa foto de retrato, por exemplo.

b05.10everyday018b

4 Saco plástico hermético: Se carregar um desses na bolsa será possível, com a ajuda de um elástico, guardar uma lente que esteja sem a tampinha protetora, evitando assim que fique à mercê da poeira e de movimentos bruscos, além de poder carregar outros tipos de itens que precisem de proteção ou necessitem ser organizados, como documentos, mapas e outros papéis importantes.

b05.10everyday017b

5 Corda elástica: Com a corda elástica será possível enrolar as pernas de um tripé para que fiquem protegidas firmemente durante o transporte, além de poder amarrar outros tipos de equipamentos maiores do lado de fora da mochila ou no bagageiro da bicicleta ou moto. A corda elástica poderia substituir a alça arrebentada de uma câmera ou resolver outros tipos de empecilhos que acontecem na hora da sessão fotográfica.

b05.10everyday014b

6 Fita isolante: Todos sabemos que as coisas quebram e precisam ser emendadas nos piores e mais importantes momentos. Para esses acontecimentos inoportunos existe a fita isolante. Fita crepe também é válida, é mais firme, porém ocupa mais espaço na mochila e deixa aquele resíduo onde for colada.

b05.10everyday009b

7 Garrafinha com spray: Orvalho ou gotinhas de chuva salvam muitos close-ups de flores e fotos do gênero. Ajustando o biquinho do spray é possível atingir efeitos diferentes. Também funciona numa sessão fotográfica com modelos que precisam estar molhados, brilhantes, suados etc.

b05.10everyday003b

8 Conta-gotas e glicerina: O spray deixa um efeito molhado aleatório, mas se o que você deseja é uma gotinha estratégica escorrendo de um copo de refrigerante, tudo o que você precisa é de um conta-gotas, um pouco de glicerina e paciência.

b05.10everyday011b

9 Copos descartáveis (de papel ou plástico): Além de servirem para se tomar água (jura?), copos descartáveis com um buraco embaixo podem ser usados como direcionadores de flash. Você pode criar um parasol colando o copo na lente (usando a fita isolante).

b05.10everyday006b

10 Prato descartável: Pratos de papel podem ser usados como ring flash, fazendo um buraco no meio e colando na lente com fita crepe. Agora você possui um ótimo refletor para retratos. Quer mais? Cole papel-alumínio no prato e você terá um rebatedor prático e funcional.

b05.10everyday002

11 Kit de chaves de fenda: Nem sempre tudo estará no lugar. Alguns itens podem estar precisando de um reparo nos parafusos, como óculos de sol, cabeças de tripé ou qualquer outro equipamento da produção que requeira ajustes.

Quais outros itens você não deixa de levar na sua mochila? 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *