Olympus fechará fábrica de câmeras fotográficas na China
A empresa japonesa Olympus anunciou que fechará sua fábrica de câmeras fotográficas na cidade de Shenzhen, no sul da China, devido à mudança no panorama do mercado, informou a imprensa chinesa. Segundo o National Business Daily, a fábrica divulgou detalhes do fechamento durante uma transmissão de rádio na tarde de terça-feira (8), mas um plano de compensação não foi elaborado.
Uma carta emitida para funcionários na segunda-feira (7), afirma que a popularização de smartphones tem causado a queda gradual do mercado de câmeras digitais. A taxa de operação da fábrica caiu para apenas 20% de seu pico. Além disso, o equipamento da fabrica está desatualizado e com os negócios de exportação em queda, a empresa decidiu encerrar a unidade, que foi fundada há 27 anos, em dezembro de 1991.
Em 2011, a empresa foi duramente atingida por um escândalo, após admitir que estava escondendo perdas por mais de 20 anos. Isso levou a uma queda de mais de 70% no preço das ações, assim como a prisão de vários executivos. A fim de se recuperar, a Olympus garantiu o investimento da Sony, que se tornou a maior acionista da fabricante de câmeras com cerca de 10% de participação.
Queda na venda de câmeras
Nos últimos meses, uma série de fabricantes de câmeras japonesas fecharam seus negócios. Em outubro de 2017, a Nikon fechou sua fábrica de câmeras digitais na província chinesa de Jiangsu, demitindo cerca de 2.200 funcionários. Três meses depois, interrompeu as vendas de câmeras no Brasil. A Cássio também anunciou planos para sair do negócio de câmeras compactas em abril. Assim como a Olympus, essas gigantes também culparam a ascensão dos smartphones pela queda nas vendas de câmeras digitais.
De acordo com estatísticas fornecidas pela Associação de Produtos para Câmera e Imagem, a saída de pequenas câmeras digitais ultrapassou 100 milhões de unidades em 2010, mas o número caiu para 12,58 milhões de unidades em 2016. Enfrentando grandes desafios, os fabricantes de câmeras estão buscando a transformação. Empresas como Leica, Carl Zeiss e Sony estão se unindo a fabricantes de smartphones como Nokia e Huawei para melhorar as câmeras de smartphones com sua tecnologia óptica profissional.