Tendência

Olimpíadas de Tóquio: Canon vai emprestar câmeras e lentes para fotógrafos

Pela primeira vez na história, uma tradição fotográfica poderia ser quebrada nas Olimpíadas de Tóquio. Sempre as grandes fabricantes de câmera, como Canon, Nikon e Sony, forneceram para os fotógrafos todos os equipamentos necessários para a cobertura dos jogos olímpicos. Desta forma, nenhum fotógrafo precisava levar suas próprias câmeras e lentes e bastava ir a um centro de apoio, de um dos fabricantes, para pegar emprestado os equipamentos necessários.

Porém, por causa dos protocolos sanitários, inicialmente a COI (Comitê Olímpico Internacional) proibiu que os fabricantes montassem esses centros de apoio aos fotógrafos para evitar aglomerações. Assim, pela primeira na história os fotógrafos tiveram que levar suas próprias câmeras e equipamentos para cobrir os jogos olímpicos. E isso acabou gerando muita insegurança entre os profissionais porque eles poderiam ficar sem o suporte e assistência técnica em caso de falha ou dano em algum equipamento.

Olimpíadas de Tóquio: Canon vai emprestar câmeras e lentes para fotógrafos

Contudo, ontem, a Canon emitiu uma nota oficial anunciando que terá que um centro de serviços fotográficos para fotógrafos profissionais no Centro de Imprensa dos Jogos de Tóquio. E pelas fotos divulgadas pela empresa, os fotógrafos vão “fazer a festa” com tantas opções.

“Até agora, a Canon forneceu suporte no local para fotógrafos da imprensa, incluindo manutenção de câmeras e lentes e suporte tecnológico, nos bastidores dos principais eventos esportivos em todo o mundo. Os Jogos de Tóquio não são exceção. A Canon prestará um serviço de manutenção ágil, reparos de equipamentos e empréstimo de equipamentos de reposição para que os fotógrafos estejam sempre prontos e nas melhores condições possíveis.”, disse a Canon. Veja abaixo as fotos do Centro de Apoio da Canon montado para as Olimpíadas do Tóquio:

Olimpíadas de Tóquio: Canon vai emprestar câmeras e lentes para fotógrafos
Olimpíadas de Tóquio: Canon vai emprestar câmeras e lentes para fotógrafos

Canon vai disponibilizar para os fotógrafos a câmera EOS-1D X Mark III e sua linha mirrorless

Apesar do anúncio ser feito há apenas 3 dias do início do jogos, e os fotógrafos que vão cobrir as Olimpíadas já estão no Japão com seus próprios equipamentos, o centro de apoio da Canon será importante para aumentar a gama de câmeras e lentes que os profissionais podem usar para cobrir as competições.

A própria Canon, inclusive, deu a dica: “O centro de serviços fotográficos da Canon fornecerá equipamentos como a câmera profissional carro-chefe da empresa, a EOS-1D X Mark III (no Brasil, só o corpo custa R$ 55 mil), bem como as câmeras mirrorless EOS R5 e EOS R6 e lentes supertelefoto”.

A Canon é patrocinadora oficial das Olimpíadas de Tóquio e não se sabe o quanto isso influenciou nessa decisão de última hora de montar o centro de apoio para os fotógrafos. Mas a medida irá ajudar muito os profissionais durante a cobertura dos jogos. Até o momento não há nenhuma confirmação de que Nikon e Sony estarão presentes nas Olimpíadas com suporte para os fotógrafos que usam as marcas. Ou seja, por enquanto, apenas os “canonzeiros” terão esse benefício fundamental.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *