Obras da italiana Letizia Battaglia estão em exposição no IMS

O Instituto Moreira Salles, em São Paulo, está com programação especial para quem ama fotografia documental. A exposição Letizia Battaglia apresenta os trabalhos desta fotógrafa que desde 1971 tem suas obras conectadas com a cidade de Palermo, na Itália. Ela é a responsável pela documentação dos conflitos que ocorriam durante as décadas de 1970 e 1980, conhecidos como “guerra da Máfia”.

A fotógrafa editora do jornal L’Ora tem muita história para contar. Os movimentos políticos e a pobreza de Palermo são temas recorrentes em suas obras, desta forma Letizia utiliza a fotografia como forma de protesto e denúncia, reforçando o papel da fotografia jornalística e documental. 

Letizia recebeu o prêmio W. Eugene Smith for Humanistic Photography em 1985 quando fotografou a “primavera de Palermo”. A exposição é aberta ao público e contou com a curadoria de Paolo Falcone, especialista na obra da fotógrafa, apresenta 58 imagens além de vídeos e documentos. A mostra pode ser conferida até o dia 22 de setembro, com entradas gratuitas

Artigos relacionados