Obra de coletivos dos anos 70 e 80 no CCSP

Foto: Divulgação
Obra “Num espaço apertado”, do grupo Arte/Ação (foto: Divulgação)

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) inaugura neste sábado, 25, a exposição Obra e documento – Arte/Ação e 3nós3, que mostra o trabalho artístico de dois coletivos paulistanos de artes plásticas da década de 1970 e início dos anos 80: o Arte/Ação, da dupla Francisco Iñarra e Genilson Soares, e o 3nós3, dos artistas Hudinilson Jr., Mario Ramiro e Rafael França.

Os dois grupos possuíam estratégias de trabalho semelhantes, cuja marca era a transgressão aliada à documentação, visto que ambos operaram dialeticamente dentro e fora do sistema das artes, seja no interior de um museu, no caso do Arte/Ação, seja no espaço da cidade, no caso do 3nós3.

Com curadoria de Maria Adelaide Pontes, a exposição visa apresentar a documentação artística desses dois grupos e abordar a questão documental na produção contemporânea.

A curadora reuniu cerca de cem fotografias, vídeos e publicações impressas relativas às produções dos coletivos, cujo caráter efêmero de suas apropriações e intervenções artísticas deixou como único vestígio o registro fotográfico ou em vídeo, feito pelos artistas ou pertencentes a coleções públicas e privadas.

Obra e documento segue até 14 de outubro, no piso Flavio de Carvalho do CCSP (R. Vergueiro, 1000 – Paraíso), com entrada franca.

Sair da versão mobile