O que é plongée e contra-plongée?

Muito se fala sobre as regras de composição de fotos, como regra dos terços, simetria, ritmo, etc, mas outro aspecto fundamental na hora de fotografar ou fazer um vídeo ou filme é o tipo de enquadramento da câmera. Neste artigo, publicado pelo site Cinemação e escrito pelo jornalista Rafael Arinelli, vamos entender o que é Plongée e Contra-Plongée, e como podemos usa-los para transmitir determinadas sensações em nossas fotos e vídeo. Diz o texto:

“Para você que ainda não sabe, um filme é feito de planos. Cada cena que você você em tela, entre um corte e outro, são chamados de planos. Estes planos são compostos por vários pontos, pois envolvem iluminação, som, atuação, direção, etc… mas o ponto importante aqui para este artigo, é o enquadramento!

enquadramento de um plano está diretamente relacionado com a posição da câmera, e o que será mostrado em tela. É através do enquadramento que vemos a posição dos atores, o cenário que compõe a cena, o ambiente, entre outras coisas. Sabendo agora da estrutura básica, vamos falar de Plongée e Contra-Plongée.

Plongée é uma palavra francesa, que significa “mergulho“. A ideia aqui é fazer um enquadramento de cima para baixo, como se a câmera estivesse mergulhando. Imaginando que a lente da câmera são nossos olhos, então podemos exemplificar com esta cena do filme Bastardos Inglórios:

O que é plongée e contra-plongée?

Outro bom exemplo, mesmo que mais sutil, é em O Irlândes:

Já o Contra-Plongée é justamente o oposto, ou seja, trata-se de um enquadramento onde vemos a cena de baixo para cima, como se a câmera estivesse deitada e apontada para cima. Um bom exemplo disso é essa cena do filme Parasita:

O que é plongée e contra-plongée?

Ou ainda, esta cena mais do filme Coringa:

O que é plongée e contra-plongée?

O Significado

Basicamente estamos falando de técnicas usadas para transmitir “poder”. Imagine por um segundo que você é a câmera. No caso do Plongée, você está mais alto que o personagem que está sendo filmado, desta maneira, ele está sendo “diminuído”. Então o Plongée geralmente surge com essa essa função de enfraquecer, ou mostrar que aquele personagem perdeu poder.

Conclusão

A técnica de Plongée e Contra-Plongée é basicamente um enquadramento de câmera para compor um plano. A ideia é trazer a sensação de poder ou a falta dele para a cena que está sendo exibida.

No caso do Plongée, trata-se da câmera filmando de cima para baixa, para dar a sensação de falta de poder, ou diminuição. E o Contra-Plongée, é a câmera filmando de baixo para cima, para dar a sensação de poder, aumento de força ou crescimento.

Sair da versão mobile