O que é mais importante na fotografia: habilidade técnica ou olhar artístico?

Bruce Barnbaum é um dos mais importantes pensadores sobre fotografia do mundo. Seu livro icônico, “A Arte da Fotografia, Uma Abordagem Pessoal à Expressão Artística”, é reconhecido como a bíblia do pensamento, percepção e aprendizado fotográfico. Recentemente, ele publicou um excelente artigo na revista ELEMENTS sobre o que é mais importante na fotografia: se dominar a habilidade técnica ou ter um olhar artístico apurado. Abaixo traduzimos as partes mais importantes do artigo. Disse Bruce:

“Os fotógrafos sempre tiveram um intenso debate sobre qual é o aprendizado mais importante: a habilidade técnica ou olhar artístico. A maioria se inclina para o lado técnico, imaginando que já tem domínio sobre o lado artístico e que lhe falta o conhecimento técnico para produzir fotografias realmente boas.

Isso é especialmente verdadeiro para fotógrafos que acreditam que se pudessem usar todas as ferramentas do Photoshop se tornariam grandes fotógrafos. Mas a maioria ignora as questões básicas de compreensão da luz, composição e, talvez o mais importante, o que o assunto da foto realmente significa para a grandeza fotográfica. Sem esse conhecimento básico do lado artístico, eles não farão muito progresso na fotografia, não importa o quão proficientes se tornem com as ferramentas de edição ou o conhecimento sobre os recursos e ajustes das câmeras.

Foto: Pexels

Além disso, a maioria dos fotógrafos atualmente acreditam que uma fotografia nítida é uma boa fotografia apenas por ser nítida, mas esse não é o caso. Ansel Adams observou certa vez: “Não há nada tão inútil quanto uma fotografia nítida de um conceito difuso”. Ele estava certo. A nitidez mostra uma lente soberbamente fabricada e uma foto bem focada, mas nada mais. Por si só, não indica uma grande fotografia.

A parte artística inclui a compreensão da luz porque a única coisa que o filme ou os sensores digitais registram são os níveis de luz, portanto, é a única ferramenta real para a fotografia. A parte artística também inclui a compreensão da composição: a relação das linhas e formas e cores na área da imagem. A parte artística também inclui a imaginação para transformar a cena na frente da câmera (que o fotógrafo geralmente encontra, mas raramente cria) na imagem que você mostra para os outros (que é puramente criação do fotógrafo).

“Não há nada tão inútil quanto uma fotografia nítida de um conceito difuso”, Ansel Adams

Então quer dizer que o conhecimento artístico é mais importante do que o conhecimento técnico da fotografia? Não. Acontece que os aspectos técnicos e artísticos estão conectados. Como um exemplo rápido, suponha que uma fotografia foi feita com iluminação requintada, com uma relação magnífica entre as formas na imagem e uma excelente imaginação que transforma a cena em uma perspicaz imagem fotográfica. Mas a impressão da imagem é horrível – talvez esteja muito alto ou baixo em contraste, ou muito claro ou escuro. Então, todos os valores artísticos são perdidos.

Por outro lado, uma imagem que foi impressa lindamente, mas que foi feita sob uma iluminação chapada e / ou não tem relações interessantes em suas linhas ou formas, pode não ter nada a dizer ao observador. No entanto, muitas vezes ouço as pessoas elogiando a imagem porque sua impressão é tecnicamente bem feita. Mas é um conceito difuso – ou conceito nenhum. É tecnicamente perfeito, mas sem sentido.

Esses dois exemplos mostram que uma fotografia deve ser artística e tecnicamente excelente para passar no teste da verdadeira excelência. Voltando-se para Ansel Adams mais uma vez, ele observou que muitas vezes há uma pequena diferença entre uma impressão que é aceitável e uma impressão que é excepcional. Essa pequena diferença pode vir do lado técnico ou artístico. Mas vai além disso. Os aspectos técnicos e artísticos não estão apenas conectados, mas devem ser vistos como uma construção um sobre o outro”, finaliza Bruce.

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