O espaço negativo na fotografia é uma das formas mais poderosas para melhorar a composição de suas imagens. Esta técnica de fotografia não deve ser usada de forma exagerada. Mas quando aplicada na situação certa, pode ajudar a criar uma imagem muito impactante.
Você pode encontrar exemplos de espaço negativo na arte, arquitetura e design. Os princípios permanecem os mesmos, independentemente do segmento. Então, o que significa espaço negativo na fotografia? Refere-se ao espaço ao redor do assunto principal em sua foto. Ele cria a relação correta entre o ponto de foco e o plano de fundo.
Composições de espaço negativo
O espaço negativo permitirá que você crie uma imagem que parecerá dramática. Ele atrairá o espectador para ele e, em seguida, levará seus olhos para a área menor do espaço positivo (O espaço positivo refere-se aos assuntos primários de uma fotografia).
Os espaços negativos devem ocupar mais da imagem do que o espaço positivo. Tem o efeito de nos fazer perceber e inspecionar ainda mais o assunto principal. Por que o espaço negativo é importante? O contraste de tamanho nos deixa ainda mais curiosos sobre o assunto principal. Como resultado, os espectadores levarão mais tempo para vê-lo. De certa forma, quanto menor for o assunto no espaço positivo, mais perceptível ele se tornará.
Um equívoco comum é se você usar espaço negativo, a imagem tem apenas um assunto principal. Na verdade, você pode ter dois assuntos principais ou até mais. Fica mais desafiador usar a fotografia do espaço negativo uma vez que os assuntos principais ocupam cada vez mais do quadro.
A psicologia por trás do espaço negativo na fotografia geralmente é criar imagens silenciosas. A diferença de tamanho entre o assunto principal e a área circundante pode fazer com que o assunto principal pareça isolado.
Isso pode adicionar sentimentos de solidão, solidão, relaxamento, contemplação ou mesmo importância. Depende do assunto da fotografia.
O espaço negativo tem que estar vazio?
O espaço negativo é pensado como uma imagem com muito espaço vazio. Grandes áreas planas de uma imagem, como céu, grama ou água, por exemplo. Embora seja assim que o espaço negativo seja usado com mais frequência, essa não é a única maneira.
O espaço negativo em uma imagem não precisa ser uma área em branco ou um espaço em branco. As coisas podem estar na área do espaço negativo, mas nunca devem ser os assuntos principais.
Uma imagem de espaço negativo ocorre quando as áreas ao redor do assunto são periféricas. Eles quase se misturam ao fundo. Isso faz com que você se concentre ainda mais no assunto.
Fotógrafos mais novos tendem a fixar os olhos no assunto principal. Isto é um erro. À medida que você desenvolve suas habilidades de composição, você começará a prestar atenção tanto no assunto principal quanto no plano de fundo.
Via: Expert Photography
Leia também: Composição fotográfica: como usar o espaço negativo?