Tendência

O que é efeito bokeh e como criar em suas fotos?

Você tem dificuldade para capturar fundos bonitos e desfocados em suas fotos? Nesse caso, você precisa saber como criar o efeito bokeh com sua câmera. Bokeh refere-se às áreas fora de foco da sua imagem. Neste artigo, você descobrirá o que é o efeito bokeh e como, o que o causa e como criar um fundo bokeh impressionante em suas fotos.

O que é o efeito Bokeh?

A palavra “bokeh” se origina da palavra japonesa “boke”, que significa “desfoque”. Em termos fotográficos, refere-se às regiões fora de foco de uma foto. No entanto, o bokeh não é o desfoque em si; é a qualidade do desfoque e, em particular, como os pontos de luz fora de foco, ou realces, são renderizados na foto.

Um fundo bokeh pode vir de muitas formas diferentes. Pode ser um desfoque suave e quase sem características, como mostrado na foto abaixo, onde fornece um fundo sutil ao assunto.

bokeh fundo 3 retrato

Às vezes, o bokeh pode parecer um pouco ocupado, como mostrado abaixo. Não é tão suave ou “cremoso” como o bokeh da foto anterior. Isso o torna mais perturbador, pois compete com o assunto pela atenção do espectador. Este tipo de bokeh é geralmente considerado menos desejável.

fundo bokeh 9 ocupado

Um fundo bokeh pode aparecer como formas geométricas, como círculos, como ilustra a foto abaixo.

fundo bokeh 6 noites

O formato do bokeh é causado pelo número de lâminas no diafragma da lente e pelo seu formato. Quanto mais lâminas o diafragma da lente tiver, mais circular será o bokeh. As lâminas retas proporcionam um bokeh mais angular e as lâminas curvas proporcionam um bokeh mais circular.

fundo bokeh 5 forma bokeh

No exemplo acima, os realces fora de foco no bokeh não são circulares, mas têm oito lados. Isso ocorre porque o diafragma da lente tinha apenas 8 lâminas. Os destaques no bokeh também podem ter formato oval, conforme mostrado na foto abaixo. Isso acontece quando a fonte do destaque não está próxima do centro da cena.

fundo bokeh 10 oval

Ter um bokeh de boa qualidade é especialmente importante para tipos de fotografia que dependem de uma profundidade de campo rasa – como  fotografia macro e retrato. O bokeh suave e dourado na foto do retrato abaixo realmente ajuda o assunto a se destacar.

bokeh fundo 5 retrato

Como criar o efeito Bokeh nas fotos

Na fotografia, conseguir um ótimo bokeh não deve ser seu objetivo principal. Sua principal prioridade é capturar o assunto escolhido da melhor maneira possível. No entanto, o bokeh pode complementar o seu assunto, e as etapas abaixo irão ajudá-lo a fazer isso.

1. Escolha a lente certa

Bokeh não é causado pela câmera, mas pela lente. Devido ao seu design, diferentes lentes produzem diferentes tipos de bokeh. Portanto, você descobrirá que algumas de suas lentes criam um bokeh melhor do que outras. De modo geral, você obterá o melhor bokeh com lentes prime (aquelas com distância focal fixa) com grandes tamanhos de abertura máxima – por exemplo, f/1.2, f/1.4, f/1.8, f/2.0, f/2.8.

2. Ampliar

O bokeh pode ser obtido em qualquer distância focal, mas se você estiver lutando para obter um efeito bokeh forte, tente aumentar o zoom ou usar uma lente com uma distância focal maior. Se aumentar o zoom significa que você não consegue encaixar o assunto no enquadramento, afaste-se ainda mais do assunto e fotografe novamente.

3. Escolha uma grande abertura

Como sua principal prioridade é o assunto escolhido, escolha a abertura mais ampla que forneça profundidade de campo suficiente para manter o assunto em foco nítido. Lembre-se de que, para confusão, uma abertura ampla ou maior tem um número f/stop pequeno, por exemplo, f/1.2, f/1.4, f/1.8, f/2.0, f/2.8, enquanto uma abertura pequena tem um número f/stop grande. , por exemplo, f/8, f/11, f/16 ou f/22.

4. Aproxime-se do seu assunto

Outra dica para aumentar a força do bokeh é chegar muito mais perto do assunto. Isso não funcionará para todos os assuntos, mas proporcionará uma profundidade de campo menor e aumentará a intensidade do bokeh de fundo.

5. Inclua deliberadamente destaques em sua cena

O bokeh mais dramático ocorre quando há destaques na cena. Os realces são as áreas mais brilhantes da cena e, quando estão muito fora de foco, podem criar um belo bokeh. Uma maneira de introduzir destaques é incluir uma ou mais fontes de luz na cena. Uma das melhores e mais atraentes fontes de luz é uma série de luzes de fadas.

Então, desenterre-os do sótão, coloque-os na parede, mesa ou corrimão, conecte-os e ligue-os. Posicione o assunto em primeiro plano, com o máximo de espaço possível entre o assunto e as luzes de fundo, e fotografe. Quanto mais longe a fonte dos destaques estiver do assunto, mais dramático será o bokeh.

6. Crie um Bokeh personalizado

Lembra que dissemos anteriormente que a abertura da lente determina o formato do bokeh? Bem, você pode criar efetivamente sua própria abertura, no formato que desejar!

O bokeh em formato de coração na foto acima foi criado cortando um formato de coração de uma folha de papel de cor escura. Em seguida, fixei-o na frente da lente da minha câmera, conforme mostrado abaixo.

fundo bokeh 1 bokeh personalizado

Por último, fotografei uma série de luzes mágicas com a lente da minha câmera no modo de foco manual (MF), certificando-me deliberadamente de que as luzes estavam fora de foco antes de pressionar o botão do obturador para tirar a foto.

Fonte: PhotographyPro

Artigos relacionados