O megapixel sozinho não faz a qualidade da foto ser melhor. É verdade que as empresas usam esse número para vender aparelhos (que vão desde smartphones até câmeras DSLR), mas a quantidade de megapixel nada mais é que o tamanho da imagem.
Marques Brownlee, conhecido como MKBHD, fez um vídeo para explicar o que verdadeiramente influencia na qualidade da imagem das câmeras de celular. O tamanho e qualidade do sensor, a abertura da lente da câmera, a estabilização de imagem e outros componentes importam tanto ou até mais que a quantidade de megapixels. Veja o vídeo abaixo (em inglês – é possível ativar legendas e tradução automática nas opções de configuração do vídeo direto no Youtube):
E o detalhe crucial: o processamento. Quase todas as imagens de smartphones tem o registro final como JPEGs. Como resultado, toda a informação capturada pelo sensor deve ser primeiro processada por um software, que varia de fabricante para outro. Isto significa que as imagens resultantes de um smartphone para outro podem variar muito, mesmo se eles tenham configurações da câmera idênticas.
FONTE: DIY