Tendência

O “Primeiro Fotógrafo de IA do Mundo” é até 500 vezes mais barato que um fotógrafo real

Uma empresa de inteligência artificial (IA) fotográfica promete “eliminar a necessidade de fotógrafos caros” ao fornecer uma forma econômica de gerar todo tipo de imagens para o usuário, sendo até 500 vezes mais barata que um fotógrafo real.

A Photo AI se intitula o “primeiro fotógrafo de IA do mundo”, permitindo que os usuários façam upload de 30 ou mais fotos de si mesmos ou de outras pessoas para treinar o programa. Uma vez concluído esse processo, os usuários podem digitar um prompt de texto que gerará qualquer tipo de imagem que desejem ver do modelo. Veja abaixo uma foto gerada pela Photo AI:

Primeiro Fotógrafo de IA do Mundo
Synthetic Photo Studio: O Primeiro Fotógrafo de IA do Mundo

A Photo AI afirma que sua ferramenta Synthetic Photo Studio pode ser usada para criar centenas de imagens no conforto da casa do usuário. “A Photo IA é o primeiro fotógrafo de IA e estúdio fotográfico sintético do mundo”, diz Pieter Levels, criador da Photo AI.

“A ideia é que custa menos dinheiro e tempo fazer sessões de fotos virtualmente do que na vida real. Você economiza dinheiro na contratação e na viagem com o modelo, equipamentos e equipe de produção para o local da sessão.” As duas fotos abaixo foram geradas pelo Synthetic Photo Studio da Photo AI.

Levels dá exemplos específicos de economia entre a IA e um fotógrafo real. “Se você contratar um fotógrafo, isso pode custar de $250 a $1.500 por sessão, o que lhe dá de 75 a 100 fotos”, explica ele. “Com o plano Pro, você tem 1.000 fotos por mês, o equivalente a cerca de 10 sessões de fotos normais, o que significa $2.500 a $15.000 se fosse uma sessão de fotos real. Ou seja, de 100 a 500 vezes mais barato do que contratar um fotógrafo de verdade.”

A empresa afirma que seu serviço pode ser usado para fotos no estilo passaporte, retratos e até mesmo para criar imagens de maternidade. “E que tal experimentar roupas das quais você não tem certeza se ficarão bem em você, sem precisar visitar uma centena de lojas de roupas? Agora você pode com a Photo IA”,disse a empresa em seu comunicado de imprensa.

“A ferramenta também pode ser útil se você quiser apenas gerar fotos bonitas de si mesmo para suas redes sociais, caso você seja um influenciador digital, ou se quiser incrementar seu perfil no Tinder. A ferramenta não é apenas para uso profissional, mas para o público em geral desfrutar”, acrescenta Levels.

Diante dessas informações, você acredita que os fotógrafos IA vão tirar espaço dos fotógrafos reais ou a criação de imagens com inteligência artificial é apenas um modismo que logo passará? Ou os fotógrafos reais precisam começar a usar as ferramentas e geradores de imagens IA para se adaptar aos novos tempos da fotografia? Deixe sua opinião nos comentários.

Artigos relacionados