O fotógrafo Jason Parnell-Brookes, vencedor do Nikon Photo Contest 2018/19 e eleito fotógrafo do ano em 2014, escreveu um artigo para o site Fstoppers mostrando na prática como alguns centímetros fazem muita diferença no resultado final de uma foto. Disse Jason: “Os fotógrafos estão obcecados em melhorar seu trabalho através de novos equipamentos, iluminação ou pós-produção, mas há um truque que muitas vezes é esquecido: o poder de se mover 30 centímetros.
Quando fotografo retratos e quero ter uma aparência diferente, uso vários cenários, mexo com a iluminação, reposicionar os refletores, faço meu modelo posar de maneiras diferentes, experimentar roupas diferentes na tentativa de obter uma variedade de fotos diferentes. Mas é a minha experiência em fotografia de paisagem que me ensinou que simplesmente reposicionar a câmera, mesmo que meros centímetros, pode transformar uma fotografia. Deixe-me dar um exemplo para mostrar o que quero dizer.
Depois de ficar acordado uma noite fazendo algumas fotos de astrofotografia para capturar o cometa NEOWISE, decidi sair para o nascer do sol às 4h30. Assim que o sol apareceu por trás das colinas, uma luz radiante, brilhante e dourada aqueceu os campos. Bem na minha frente, algumas flores silvestres, iluminadas pelo sol nascente, e eu queria tirar algumas fotos. Por isso, decidi fotografar com a minha câmera Nikon D750 e uma lente AF-S NIKKOR 70-200mm f / 2.8G ED VR II.
Mantive minhas configurações iguais o tempo todo para mostrar o quão poderoso pode ser o simples movimento de alguns centímetros. No modo manual, defino uma abertura de f / 4.5, velocidade do obturador de 1 / 1.600 seg e defino Auto-ISO. Aumentei o zoom para 200mm para achatar a cena e colocar o fundo em um desfoque suave, o que permitiria que a flor se destacasse limpa e nítida. Eu também atirei da mesma posição, apenas agachando-me ainda mais, até chegar quase ao chão.
Foto a 1,80 metros de altura
Meu primeiro instinto foi me agachar em relação a minha posição natural. “Por que estou agachado?”, pensei comigo. E então percebi que a experiência me ensinou que eu precisava de um pouco de brilho na minha foto para banhar a moldura com a luz laranja do sol, mostrando assim que as flores não eram apenas retroiluminadas, mas retroiluminadas por um sol nascente. Era o ângulo do clique que fazia toda a diferença. Então, pensei em testar isso, levantando-me a cerca de 1,80 metros do chão. Nessa altura, o fundo da foto é o gramado verde, apesar de disparar em direção ao sol nascente (veja foto abaixo). O resultado é bom, mas não é extraordinário.
Foto a 1,50 metros de altura
Então, me abaixei mais um pouco. Apenas 30 centímetros. Sai de 1,80 para 1,50 de altura. Nada mudou nesta foto, exceto que a câmera agora está reposicionada 30 centímetros mais baixa e agora o reflexo laranja do sol agora banha a grama ao fundo. Embora as hastes e pétalas das flores ainda estivessem brilhantes, os verdes agora brilhavam em um laranja. Era quente e convidativo. “Mas até onde eu poderia aumentar isso”, me perguntei, pensando que talvez o fundo ficasse cada vez mais laranja até que se tornar uma bagunça gigante e superexposto. Veja o resultado abaixo.
Foto a 1,20 metros de altura
Então, eu desci mais 30 centímetros (agora estava a 1,20 metros de altura). Aqui estou quase agachado. O horizonte e o sol podem ser vistos tentando entrar no quadro na parte superior, enquanto o contraste agora é aumentado. Agora, os verdes haviam desaparecido completamente e os tons de laranja escureceram em um vermelho carmesim. Eu tinha o horizonte distante no topo da moldura, e o sol estava agora quase visível. A foto teve muito mais contraste com as sombras se aprofundando e os destaques quase brancos. Por que não foi superexposta? Como eu tinha o Auto-ISO ativado, a câmera mediu a cena e ajustou o ISO de acordo. Veja o resultado da foto abaixo.
Foto a 90 centímetros de altura
Hora de descer mais 30 cm e incluir o sol no quadro. A câmera está agora a apenas 90 centímetros do chão. A cena sofreu uma transformação bem grande. As sombras agora estavam negras como carvão, o sol apenas um oval branco, distorcido pelo seu ângulo baixo no horizonte. O céu inteiro estava vermelho e laranja. Apenas duas linhas nítidas e brancas de cada lado de cada haste penetraram parcialmente no solo preto. Veja resultado abaixo.
Conclusão
Eu fotografei esta série de imagens no modo manual, tendo deixado no Auto-ISO; Dessa forma, todas as minhas outras configurações permaneceriam as mesmas para consistência visual, e eu mantive minha distância focal em 200 mm na minha lente 70-200 mm nas quatro fotos. Isso mostra que o poder de mover apenas 30 centímetros pode alterar drasticamente a aparência de uma foto. E não pense que isso funciona apenas para fotografia de natureza ou retratos, isso funciona para qualquer gênero de fotografia. Portanto, embora minhas imagens acima sejam de flores silvestres, a técnica pode ser aplicada igualmente à astrofotografia (pense na mudança de primeiro plano), paisagens, macro, produtos e muito mais. Então, da próxima vez que você fotografar e quiser obter alguma variedade, por que não tentar se mexer um pouco e ver o que acontece? Compare o antes e depois das fotos a 1,80 metros de altura (primeira imagem que fiz) e a foto a 90 centímetros de altura (a última foto que fiz).