O papel do briefing no ensaio sensual

Quando uma cliente me procura para fazer um ensaio sensual, sempre marco um encontro para conversar a respeito do que ela realmente deseja. É o que chamamos de briefing, processo importante mesmo quando você vai conhecer sua cliente somente no dia. Peça fotos dela, referências fotográficas do estilo que ela gosta e converse sobre a locação.

iPhoto_Channel_Patricia_Prado_Photolounge (3)

Todas as informações trocadas nesse encontro são de extrema importância. Por isso, procure escutar mais e pergunte o essencial. Durante esse contato, perceba como ela se sente em relação ao seu corpo: quais as partes de que mais gosta, quais as que ela não aprecia tanto e qual o objetivo das fotos. Se for para presentear o parceiro, pergunte sobre o que ele gosta e qual é a imagem que a cliente deseja passar.

Acredito que todo fotógrafo que retrata a intimidade deva ter muito feeling para captar a essência de cada um, sem falar na importância de entender um pouco o comportamento humano. Olhar nos olhos das pessoas transmite muito mais segurança, falar com firmeza passa confiança e, dessa forma, a troca fica bem mais acessível. Lembre-se que você está lidando com pessoas desconhecidas, com as quais deve estabelecer uma relação momentânea na qual você, fotógrafo, tem que captar o máximo e o melhor para realizar aquele ensaio.

Na verdade, não programo cada passo do ensaio. Porém, enquanto a cliente está sendo maquiada, vou com a produtora olhar as roupas e conversar a respeito dos locais onde vamos fotografar cada look.

iPhoto_Channel_Patricia_Prado_Photolounge (8)

iPhoto_Channel_Patricia_Prado_Photolounge (6)Uma vez iniciado o ensaio, a minha cabeça não para e começo literalmente o meu processo de criação, sempre respeitando o briefing da minha cliente, agora no papel de minha modelo. Com um detalhe: apesar de seguir o que foi “brifado”, procuro em paralelo criar algo que eu reconheça como único, totalmente meu. Claro que todas as fotos são baseadas no desejo dela e na minha forma de ver aquele momento, mas estou sempre em busca da foto que vai marcar aquele ensaio.

Um problema que decorre dos ensaios com mulheres “comuns” diz respeito à forma como você pode dispor do material que produziu. Isso faz com que muitos ensaios dos quais me orgulho fiquem longe da vista do público, pois não tenho autorização para publicar as imagens. Posso tão somente mostrar algumas fotos para outras clientes.

Mas sempre é possível realizar um ensaio autoral. E são as fotos de um trabalho assim que ilustram esta coluna. Neste em particular pude exercer, do início ao fim, o meu desejo e o meu olhar. Locação, produção, tipo de maquiagem e “modelo”, cada detalhe foi extremamente cuidado para que fosse picante sem ser vulgar, sexy sem virar um catálogo de lingerie e tivesse a ousadia da minha personalidade. Acho que deu certo! Em breve vou disponibilizar o material completo, mas ficam aqui algumas imagens para você conferir:

iPhoto_Channel_Patricia_Prado_Photolounge (7)

iPhoto_Channel_Patricia_Prado_Photolounge (4)

iPhoto_Channel_Patricia_Prado_Photolounge (2)

iPhoto_Channel_Patricia_Prado_Photolounge (1)

iPhoto_Channel_Patricia_Prado_Photolounge (5)

ensaio_sensual_de_mulheres_comuns_fernanda_preto_dvd_iphoto_editora

Artigos relacionados

Um Comentário