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O papel da psicologia em um negócio de fotografia de sucesso

Para quem está no ramo da fotografia, entender a psicologia por trás de uma fotografia é fundamental. Uma fotografia é mais do que um instantâneo. É uma memória, uma experiência, um símbolo de um momento especial. Saber disso levará a clientes mais e mais felizes. 

Exercício de fotografia favorito

Feche os olhos e saia de seu papel de fotógrafo por um momento. Em seguida, pense em uma foto que você aprecia pessoalmente. Provavelmente, é uma fotografia muito parecida com a minha. Aquele que evoca a memória de um certo ponto em nossas vidas, de nós mesmos ou de alguém de quem gostamos.

O papel da psicologia em um negócio de fotografia de sucesso

Minha fotografia favorita é uma minha e de meu pai quando era muito jovem. Veja, ele era pai solteiro e imigrou para a América comigo, criando-me enquanto me graduava em engenharia civil. Apesar do quão ocupado ele estava, ele ainda deu tempo para mim.

Há uma boa chance de que, quando você pensou em sua foto, não considerou nada técnico. Minha foto favorita é apenas um instantâneo simples. No entanto, esta fotografia significa muito para mim. Isso porque a fotografia é um produto psicológico. Para entender como isso se aplica à construção de um negócio fotográfico de sucesso, podemos olhar para isso de duas perspectivas.

Nº 1: a perspectiva do fotógrafo

Como fotógrafos, quando tiramos uma fotografia, provavelmente olhamos para ela da perspectiva de nossa própria jornada de aprendizado do ofício. À medida que aprimoramos nossas habilidades, preste atenção constantemente às nossas habilidades técnicas. Portanto, em nossas próprias fotos, devemos prestar atenção à luz, composição, cores, etc.

No entanto, qualquer outra pessoa pode não ver nada disso. Isso se torna particularmente importante na construção de um negócio fotográfico de sucesso, quando estamos tirando fotos para outras pessoas, como clientes.

# 2: A Perspectiva do Cliente

Quando os noivos virem uma fotografia deles, provavelmente se lembrarão da experiência que os levou a essa fotografia. Eles podem pensar em como estavam se sentindo no momento da captura, se estavam confiantes ou se sentiam lindos. Eles podem ver um símbolo de seu amor um pelo outro. O que posso garantir é que não vão pensar no f-stop, nem na iluminação, nem na composição. Eles não vão pensar em como a foto foi tirada com uma câmera de alta tecnologia de megapixels. Esta é uma distinção importante.

Assim como em nosso exercício anterior, para nossos clientes, essas fotos são âncoras emocionais para aquele momento especial em suas vidas. E para construir um negócio de fotografia de sucesso, precisamos entender que esse é o produto que estamos vendendo. É por isso que a experiência que levou à fotografia é tão importante. Porque é isso que o cliente vai se lembrar. Nós entendemos o que é importante para eles? Eles se sentiram confiantes e bonitos quando tiramos a foto? Eles estavam se divertindo?

Esse conhecimento de psicologia ao tirar fotos de seu cliente pode ser seu superpoder. A fotografia e praticamente todas as vendas podem ser atribuídas à aplicação da psicologia para entender as verdadeiras necessidades e desejos do seu cliente. Se quiser entender um pouco mais, agora veja abaixo o vídeo que fiz também sobre esse tema:

O vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português na barra inferior de Configurações do YouTube

Sobre o autor: Pye Jirsa é sócio-fundador da Lin and Jirsa Photography e SLR Lounge. Siga suas atualizações no Facebook e seu trabalho mais recente no Instagram, ambos com o nome de usuário @pyejirsa.

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