Um dos fotógrafos mais renomados e reconhecido mundialmente foi o criador de um dos conceitos mais emblemáticos. Henry Cartier-Bresson desenvolveu o momento decisivo, quando todos os elementos da imagem encontram-se perfeitamente dispostos. As fotografias de Bresson retratavam as ruas e situações que muitas vezes eram simples, porém cheias de significados.
É a partir da observação que construímos nossas imagens. E para Bresson este processo era algo realizado incansavelmente. Parece que o fotógrafo ficou parado durante muito tempo esperando pelo momento perfeito, e com apenas um clique as fotografias mais emblemáticas nasceram. Mas é analisando o material da agência Magnum que podemos compreender como esse processo acontecia de uma forma bem diferente.
Em seu livro “Da cor”, o diretor de fotografia Edgard Moura nos apresenta uma visão um tanto quanto curiosa. É a partir do livro Magnum Contatos que a análise de Edgar começa, ele observa as inúmeras fotografias que foram realizadas do mesmo assunto. E tem como conclusão “Foto de rico. Gastar filme não era o problema deles, americanos ricos, era o nosso, fotógrafos pobres. Duros. Eles, os americanos ricos e Cartier-Bresson, nunca economizar um filme. Cada foto tinha 36 poses iguais. Era apertar o dedo sem parar e o momento decisivo aparecia.” Isso porque a fotografia analógica nunca foi tão barata e acessível quanto se pensa.
A quantidade de fotografias realizadas pelos fotógrafos da Agência Magnum não inferioriza a imagem e sua arte. E tirar apenas uma fotografia do assunto retratado não é uma regra, mas a visão poética de que era assim que as coisas aconteciam permeia a visão de muitos fotógrafos. Por isso é preciso entender a ação do dinheiro na fotografia, principalmente naquela época, quando as coisas poderiam acontecer de uma maneira bem diferente. “O momento decisivo estava só no contato, não no momento de apertar o disparador” conclui Edgar.
Em sua análise o autor ainda aborda o fato de que a fotografia digital trouxe justamente isso, a quantidade de fotos que pode ser disparada para captar uma imagem torna tudo mais fácil. E ainda assim comprar uma câmera digital não é para qualquer bolso. É preciso muita organização financeira e análise de compra.