O Instagram não pode ser seu portfolio, diz fotógrafo

Como já publicamos aqui no iPhoto Channel, você não pode concentrar sua estratégia de marketing e divulgação e redes sociais, como o Instagram e Facebook porque eles mudam constantemente seu algoritmo e afetam drasticamente seus resultados, literalmente, num piscar de olhos.

Ainda não está convicto disso? Então, veja mais alguns argumentos do fotógrafo Peter McKinnon, especificamente sobre que o Instagram e as redes sociais não podem ser seu portfolio. Ele explica por que mudou completamente de ideia sobre quais imagens você deve compartilhar nas redes sociais e como elas se relacionam com seu portfólio e trabalho em geral.

O Instagram não pode ser seu portfolio, diz fotógrafo
Foto: Shutterstock

Segundo ele, você ainda precisa da mídia social, mas as pessoas estão dando muito valor a ela pelo pouco retorno que ela traz. As redes sociais devem ser realmente uma espécie de aperitivo que leva as pessoas ao seu site, onde podem descobrir mais sobre você e sobre o seu trabalho de uma maneira mais precisa e profunda e não apenas através de uma coletânea de imagens bonitas.

Peter diz que há vários anos ele costumava fazer a curadoria de seu feed do Instagram com muito cuidado, apenas postando seu melhor trabalho absoluto, garantindo que a grade fosse perfeita, fluindo como as estações do ano. Se ele não tivesse uma imagem marcante uma semana, ele simplesmente não postaria nada.

Eu costumava acreditar firmemente que meu Instagram era meu portfólio. Se você quiser ver que tipo de fotógrafo eu sou, vá ao meu Instagram. Esse é o portfólio. – Peter McKinnon

Mas Peter explica que mudou de ideia e não acredita mais que essa seja a estratégia correta, basicamente por 6 razões. Veja abaixo:

  1. Nem todo mundo tem mídia social. Além disso, nem todo mundo está em todas as plataformas. Existem tantos tipos diferentes hoje em dia que seria impossível cobrir todas as plataformas, e você provavelmente não gostaria disso. Contar com terceiros para hospedar seu portfólio e obedecer aos termos e condições deles não é realmente um bom lugar para se estar. Alguém no MySpace?
  2. Você quer ser capaz de decidir como deseja que as pessoas percebam o seu trabalho por inteiro. Se por acaso eles virem alguns vídeos aleatórios no TikTok, eles terão uma impressão muito diferente de seu trabalho do que se virem uma galeria de suas melhores imagens, cuidadosamente selecionadas e trabalhadas.
  3. Você quer mostrar sua versatilidade. Isso é muito mais difícil de fazer nas redes sociais porque invariavelmente as pessoas querem ver um nicho nessas plataformas. Para envolver os seguidores, você precisa atendê-los, e isso provavelmente não é útil para mostrar o que você é capaz de fazer.
  4. Você precisa usar palavras! Sim, você deseja ser capaz de se comunicar não apenas por meio de imagens, mas também por meio de palavras, e ter apenas um feed de mídia social não permite que você faça isso de forma muito eficaz. Novamente, as pessoas podem ler apenas algumas postagens e entender mal o que você está fazendo e o que você defende.
  5. Se você é cineasta, precisa de um rolo. Ninguém tem tempo para ir ao seu canal no YouTube e vasculhar toneladas de vlogs, análises e tutoriais para encontrar a essência do seu trabalho.
  6. Você não quer depender de DMs para se comunicar

Mas se você não deve ter seu portfolio no Instagram ou numa mídia social, qual é a solução? Bem, para ser honesto, é um pouco óbvio, é ter um site! Até mesmo digitar isso parece bobo, mas você ficaria surpreso com a quantidade de fotógrafos que só têm mídia social para se conectar com clientes. Segundo Peter, se você tem seu próprio site, tem maior controle sobre a venda de produtos, estatísticas de acesso e mais precisão para mostrar realmente como são seus ensaios fotográficos.

“Uma amiga minha é coach de negócios para pessoas que trabalham com artes criativas e seu principal conselho é garantir que seu site esteja funcionando bem em termos de pesquisas do Google. Você precisa estar blogando, ter palavras-chave e otimizar seu SEO, porque é aí que os clientes dela encontram o que estão procurando e não por meio da mídia social”, finalizou Peter.

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