O humor fotográfico de René Maltête
Durante as décadas de 1950 e 1960, no período pós-guerra, a fotografia de rua estava apenas começando a tomar seu espaço como uma forma de arte. Junto com ela, o fotógrafo francês René Maltête, com seu jeito peculiar e irreverente, ficou conhecido por fotografar este impulso da fotografia de rua, com suas cenas sinceras e humorísticas, na tradicional Paris.
Em 1951, aos 21 anos, Maltête se mudou para Paris, local onde comprou sua primeira câmera 3 anos mais tarde, uma Semflex 6×6, na esperança de prosseguir uma carreira séria e fortalecida na fotografia.
Porém, o desejo de levar sua fotografia com seriedade, que ele esperava realizar, se rompeu. Uma série de fotos menos sérias do que imaginava fotografar foi o que impulsionou sua carreira e o fez, assim, se tornar conhecido.
Com suas fotografia em preto e branco, o fotógrafo se encontrou nos momentos cotidianos e irreverentes da capital francesa. René então tornou-se conhecido pelo registro de cenas “tropeçadas” da vida de rua, repletas de humor irônico, mostrando como as coisas mais engraçadas que acontecem na vida são, muitas vezes, apenas uma questão momentânea.
O fotógrafo também se considerava humorista em tempos de pós-guerra, ele acreditava que “Nada é mais necessário que o humor, porque nos evita sofrimentos desnecessários; o humor pode mudar a impotência individual da dor”.
Embora René Maltête tenha falecido em 2000, seu trabalho continua sendo publicado e elogiado por todo mundo. Confira o mais imagens do fotógrafo:
Fonte: Bored Panda