Se você é um fotógrafo profissional pode levar seu negócio para o próximo nível abrindo um estúdio fotográfico. Possuir um permitirá que você atraia mais clientes, melhore seu negócio e obtenha mais lucros. É uma ótima maneira de economizar dinheiro com o aluguel estúdios terceirizados para fazer suas sessões de fotos, visto que a maioria dos estúdios cobra um valor bem alto por hora ou por dia para locar o estúdio para você fazer suas sessões fotográficas.
Quer você goste de esportes, retrato, casamento, moda, arquitetura, paisagem, vida selvagem ou fotografia aérea, um estúdio fotográfico oferece um lugar para experimentar, aprender coisas novas e trabalhar em seus projetos. Aqui está um guia prático para a construção de um estúdio fotográfico, seja um fotógrafo profissional ou apenas iniciante na fotografia.
Os 8 equipamentos essenciais para estúdio fotográfico
Câmeras
Investir nas câmeras certas para o seu trabalho valerá cada centavo gasto, pois seus clientes vão adorar a qualidade do seu trabalho. Não economize na obtenção de uma câmera de boa qualidade. Um excelente lugar para começar seria uma câmera com mais de 30 megapixels, velocidades de gravação acima de 12qps, vídeo Full 120P HD ou superior.
Outros requisitos mínimos incluem o software EOS Utility Webcam para saída através de HDMI e um recurso de funcionalidade de webcam de alta qualidade. Você pode usar outras alternativas para câmeras potentes, como smartphones de última geração com recursos avançados de câmera.
Suportes de tripé
Os tripés são um kit indispensável para fornecer fotos estáveis e nítidas. Câmeras resistentes também podem ser bastante pesadas, e você não quer manter as mãos para cima por horas enquanto tira suas fotos. Os tripés são facilmente ajustáveis para atender às suas necessidades de altura e ângulo. Escolha um suporte que possa acomodar seu telefone e também sua câmera.
Cenários fotográficos
Os planos de fundo ou planos de fundo na fotografia criam uma cena visual para tirar fotos. Eles também regulam a exposição à luz ou reflexos e podem diferenciar entre uma foto excelente e uma decepção. Você pode criar imagens ambientes glamorosas ajustando a intensidade da luz contra o pano de fundo. Use telas artificiais como pano de fundo para obter textura, iluminação e temperatura de cor premium.
Para escolher os cenários fotográficos certos para o seu estúdio, leia: Como escolher os cenários certos.
Modificadores
Os modificadores controlam a dispersão e a direção da luz antes de iluminar o assunto. Você pode encontrar modificadores nestas versões: telas, softboxes e guarda-chuvas. Use luzes brancas e brilhantes para capturar fotos incríveis e use modificadores ou refletores para trazer efeitos fotográficos significativos para suas imagens.
Equipamento de Iluminação
Iluminação no estúdio exige flash ou luz contínua. O último é mais barato de operar, mas não é tão flexível quanto as lanternas. Ele também tende a ficar muito quente, enquanto o primeiro brilha mais e oferece vários usos. O modo como você configura seu equipamento de iluminação pode criar resultados diferentes, incluindo manchas escuras e claras em seu (s) assunto (s). Jogue com cores e tons naturais para destacar as características de seu retrato.
Você também pode alinhar as janelas do seu estúdio com a trajetória do sol para aproveitar a iluminação natural. Em dias nublados ou nublados, sua configuração típica de iluminação consiste em um flash ou luz rápida e um refletor como um guarda-chuva. Equipamentos de iluminação artificial bloqueiam o sol para criar sombras profundas e poderosas e flashes brilhantes para enfatizar as características do seu assunto.
Lentes
A distância focal é o principal fator a ser considerado ao escolher lentes de estúdio fotográfico. Você tem a opção de lentes fixas e zoom. A principal vantagem da distância focal fixa (50mm,85 mm, por exemplo) é que ela pode alcançar aberturas máximas maiores do que as lentes zoom. Naturalmente, essa maior abertura também se traduz em um bokeh mais pronunciado e na capacidade de fotografar em condições de pouca luz.
Os comprimentos variáveis dos zoom (18-135 mm ou 75-300 mm) impõem uma perda automática de luz. Uma excelente distância focal fixa geralmente abre até f / 1.4 ou f / 2, enquanto um zoom padrão como o 18-55 mm (incluído no kit de muitas câmeras digitais) abre apenas até f / 5.6 em sua distância focal. Para ilustrar essa perda de luz, em f / 5.6, você terá oito vezes menos luz do que em f / 2. É como ir de ISO 200 para ISO 1600!
Software de Edição
Depois de tirar as fotos, você precisa escolher as melhores imagens do grupo antes de editá-las. Em seguida, escolha se você usará um software de edição grátis ou premium. As versões premium pagas oferecem recursos de edição mais avançados do que qualquer software gratuito que você pode encontrar na Internet.
Você pode optar por editar as fotos você mesmo ou contratar editores profissionais para retocar e editar suas imagens perfeitamente. Encontre os editores mais bem avaliados a um custo acessível se você decidir seguir esse caminho.
Impressora Fotográfica
Escolha uma boa impressora fotográfica a jato de tinta com estes recursos mínimos: Suporta papéis para belas artes, software de impressão de fotos fáceis, recurso de correção de luz (ambiente). Uma boa impressora permitirá que você produza cópias impressas para seus clientes. Opte por uma impressora de alta qualidade, rápida, confiável e eficiente.
Configure o seu estúdio
Localização
Se você decidir fazer seu estúdio no porão, quarto alugado, jardim da frente ou espaço alugado, você deve garantir que ele possa acomodar sua clientela enquanto permite expansão futura. Os fotógrafos de retratos precisam de espaço adequado, pois seus clientes são principalmente famílias.
A escolha de um local seguro com amplo estacionamento e acesso à rodovia atrairá muitos negócios. Fotógrafos com orientação comercial, como fotógrafos de casamento e retratos, devem escolher um local próximo a cidades ou vilas para facilitar o acesso. Vamos para a próxima etapa.
Design de interiores
Um fator determinante e crucial ao configurar seu estúdio fotográfico é o design interior de suas configurações. Afeta a aparência do seu produto final, além de dar conforto e satisfação aos seus clientes. Para estúdios de retratos, você pode querer investir em assentos confortáveis, bancos para posar, telas de fundo, brinquedos, mesas de trabalho e outros itens que as pessoas gostam de tirar fotos enquanto seguram. Uma boa primeira impressão afetará seus clientes, e eles encaminharão sua empresa para outros clientes.
Para obter mais inspirações para montar perfeitamente um estúdio fotográfico profissional, verifique: Quanto espaço você precisa para o estúdio fotográfico?
Lidar com o negócio
Construa seu portfólio
Tirar fotos! Você precisa ter conteúdo, criar um portfólio para você mostrar aos seus clientes !. Porque não ter nada para mostrar dá ao cliente a impressão de que você é um iniciante, não um profissional. O crítico são as aparências. Então, o que atirar? Você pode estar se perguntando. Mas é fácil – seus primeiros clientes podem ser seus amigos e familiares. Se seu trabalho for excelente, levará pouco tempo para aumentar suas redes e conseguir clientes com altos salários.
Crie seu site
Esforce-se para chegar ao topo das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa para uma solicitação como “estúdio fotográfico
- perto de mim. “O seu site, se bem desenhado, será a sua melhor janela para convencer. Apresente-se, descreva o seu passado, o seu estilo e anuncie os seus preços de forma direta. E, claro, apresente as suas melhores fotos.
Cadastre-se no Google Meu Negócio
Isso ajudará você a aparecer na categoria de fotógrafos “Endereços do Google”. Siga o procedimento online; O Google enviará a você um e-mail contendo um código secreto para verificar seu endereço real.
Expanda sua rede
Dê um passo adiante para comercializar seu estúdio. Comece a distribuir panfletos ou cartões de visita para reuniões sociais ou coloque-os em locais estratégicos, como pontos de ônibus. Verifique as leis municipais para conformidade de publicidade. Você pode anunciar o negócio em publicações de jornais locais ou meios de comunicação.
A mídia social se tornou a estratégia de marketing mais poderosa e eficaz, e você pode usar o Instagram, Facebook, WhatsApp e o resto para divulgar sua mensagem. O boca a boca entre familiares e amigos também é eficaz para obter referências. As possibilidades são ilimitadas.
Conclusão
De forma geral, você precisa de muito trabalho e dedicação para ter sucesso neste negócio, e excelentes habilidades fotográficas são essenciais. Mas você também precisa ser bom no marketing de sua empresa, administrando contas, relações com clientes, tesoureiro e muito mais. Você também precisará ter paciência para conseguir novos clientes, obter lucro e ser bom em gestão de negócios.
Por fim, você precisa de inspiração para diferenciar sua empresa das demais; nunca pare de aprender novas habilidades. Para saber mais dicas e tutoriais para melhorar sua fotografia, leia: 101 dicas essenciais para fotografia de estúdio. Experimente as dicas e técnicas e leve seu negócio de fotografia de estúdio para o próximo nível!
Sobre o autor:
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