O elemento humano de Steve McCurry

O plano inicial era passar 12 semanas viajando pela Índia, apenas umas poucas malas de roupas e de filmes fotográficos acompanhavam Steve McCurry. A ideia falhou quando ele se viu fascinado pela cultura do país, e voltou para casa dois anos depois com 200 rolos de filmes que registravam toda a sua aventura.

Foi vestindo roupas nativas e com rolos de filmes costurados dentro das vestimentas que McCurry cruzou a fronteira do Paquistão antes da invasão soviética, em 1979. Sua cobertura fotográfica foi a primeira do conflito, e todos passaram a se interessar quando publicadas. A emoção de suas fotografias é transmitida por meio das pessoas retratadas, o elemento humano é uma forte presença em toda a sua carreira. Isso fez com que McCurry aprendesse muito sobre a vida ao longo de sua jornada, e tivesse a sorte de transmiti-la ao resto do mundo.

Shaolin Monastery, Hunan Province, China, 2004, final book_iconic

McCurry é membro pleno da agência Magnum desde 1986, seu trabalho já viajou o mundo por meio de exposições, livros, além de contribuir e ilustrar inúmeras reportagens. Sua fotografia mais emblemática é a Menina Afegã, capa da National Geographic, de 1984, hoje considerada item de colecionador. A imagem foi realizada enquanto cobria áreas em conflito e é um dos grandes marcos de sua carreira.

05/31

Sair da versão mobile