Gentilly, 1912 – Paris, 1994
As ruas de Paris foram imortalizadas por Robert Doisneau. O fotógrafo autodidata começou a realizar seus primeiros registros em 1929. Sua formação em litografia o fez transitar pela arte. Após publicar sua primeira fotografia na revista francesa Excelsior, foi contratado pela Renault, onde atuou como fotógrafo industrial e publicitário, em 1934.
Depois de servir ao exército francês em 1939, começou a vender postais para poder sustentar sua paixão pela fotografia. Foi dentro da agência Rapho que Doisneau passou a contribuir com a fotografia de moda para a revista Vogue, entre 1949 e 1952. Apesar de ter transitado por outras vertentes da fotografia, foi na fotografia de rua que seu nome solidificou-se. Paris sempre foi sua paixão e o lugar que escolheu para retratar, com muito carinho e respeito.
O cotidiano parisiense é representado de forma muito leve, fato que pode ser percebido em suas fotografias. As crianças eram tema constante, e Doisneau abordava-as com muita dignidade. Le baiser de l’Hôtel de Ville é a sua fotografia mais famosa, e retrata um romântico casal se beijando em meio as ruas movimentadas de Paris, mas as especulações criaram uma camada de desencanto em torno da imagem.
Alguns dizem que a imagem foi encenada, aparentemente Doisneau estaria em um café quando avistou o jovem casal e os abordou pedindo para realizar a fotografia. Em seguida o fotógrafo foi processado pela intérprete, em 18 mil francos e os direitos da imagem. Em 2005, a cópia original foi leiloada por 155 mil euros para Françoise Bornet, a moça da fotografia.
16/31