O alerta ambiental de Ansel Adams
As paisagens espetaculares e o contato com a natureza fazem parte da vida de Ansel Adams desde muito cedo. Ele e sua família moravam em uma área afastada em São Francisco, onde podiam ver a ponte Golden Gate ser erguida. Adams era uma criança curiosa, que explorava os arredores de sua casa, e foi o interesse pelo novo que fez sua carreira tornar-se inigualável.
Foi o amor pela natureza que guiou a carreira do fotógrafo. Suas primeiras fotografias aconteceram em 1916 no vale do Yosemite, EUA. Utilizando uma Kodak nº1 Box Brownie que ganhou de seus pais, registrou um dos lugares mais importantes em sua vida. Suas fotografias mais conhecidas são os registros deste vale, que Adams passou a visitar todos os anos até a sua morte.
Sua primeira exposição aconteceu em 1922, em uma ONG de preservação ambiental, Sierra Club, onde era associado. Todos os verões em viagens de excursões visitavam a Serra Nevada onde realizava os registros. Adams era completamente dedicado a técnica, e o seu grande domínio o ajudou a realizar uma a memorável fotografia: Moonrise, Hernandez, New Mexico.
A relação de Adams com a fotografia era muito íntima. Sua personalidade mesclava com o a paixão pela natureza o que leva Jeanne Adams, sua nora e curadora das exposições, a pensar que essa profunda ligação com o vale Yosemite era tão intensa que se realizasse fotografias de outras paisagens, o significado de preservação e amor não seriam impressos tão fortemente.
29/31