A produtora Kamila Quintella, 24, esposa e parceira do fotógrafo Iwata Jr., fotografa casamentos desde o final de 2011. Na maioria das vezes, como fotógrafa auxiliar do marido. Mas já fez alguns casamentos solo também. De assumir a câmera dentro do estúdio, porém, jamais teve coragem. Até agora.
“Iwata sempre quis que eu tentasse”, explica Kamila, que fez sua “estreia” na última segunda (28), após um ensaio de look book que o fotógrafo goiano conduziu. Ela conta que sempre resistiu à ideia por medo de fazer feio diante do maridão e por ser um tanto “preguiçosinha”.
Mas Iwata soube perseverar: “Fiquei surpreso quando a Kamila disse que finalmente queria aprender estúdio (pois já havia proposto a ela várias vezes antes)”, afirma.
“De algum tempo pra cá fui me apaixonando por trabalhos de book que eram voltados mais para moda, e nem sempre a gente consegue transmitir com clareza o que temos em mente para outra pessoa fazer. Foi onde começou a surgir meu interesse e vontade”, admite Kamila.
Assim, quando terminou a sessão de look book, ela propôs à modelo (sua amiga) algumas fotos extras. Antes, porém, pediu mais algumas dicas ao Iwata: “Como ela me acompanha em todos os ensaios, a base sobre ângulos e posições da luz não foi difícil pra ela entender. Ensinei a fotometrar devidamente a luz e projetar a sombra conforme a proposta ‘pense na foto pronta antes de dar o primeiro clique’. A direção da modelo foi fácil, pois ela faz as produções junto comigo nos ensaios”, detalhou o “professor”, que depois disso saiu de cena para não “pôr pressão” na esposa.
“A minha maior dificuldade foi com a iluminação e os ângulos, principalmente ângulos. No primeiro ensaio, usei somente um ponto de luz, na parte da tarde já arrisquei dois. Quanto aos ângulos, levei algumas ‘bronquinhas’ do Iwata e ainda tenho muito o que melhorar”, reconhece a iniciante, tão empolgada com a experiência que no mesmo dia ligou para outra amiga e engatou mais um ensaio.
“Quando vi o resultado do ensaio, pensei comigo: ‘Ela não tem noção do que fez, tá fantástico isso!’”, elogia o orgulhoso marido, já pensando nos ajustes que pretende implementar no aprendizado de Kamila: “Quero lapidar um pouco mais os ângulos e recortes, pois a foto tem que sair pronta desde o início. Para mim, pós-produção é só pra dar acabamento”.
Tudo indica que em breve teremos uma nova profissional de estúdio no mercado: “Já vi muitos ensaios feitos por iniciantes, sem base lógica em luz, direção, ângulos e produção, que estão se colocando no mercado como profissionais. Arrisco dizer que, muito em breve, ela terá mais confiança no seu potencial e poderá tranquilamente atender profissionalmente nessa área”, prevê Iwata.
Kamila gostou mesmo do resultado. Porém, é cautelosa: “Vou continuar estudando e treinando antes de me arriscar em qualquer trabalho profissionalmente”.