Tendência

Nunca mais perca o momento decisivo na fotografia

Como saber quando pressionar o obturador de sua câmera? Como você sabe quando precisa tirar uma fotografia? Por isso, antes de mais nada, precisamos entender o que é o momento decisivo na fotografia? O conceito do “momento decisivo” foi criado pelo famoso fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson. Segundo Bresson, o momento decisivo é o exato momento em que o fotógrafo dispara e captura uma imagem única, que nunca mais se reproduzirá da mesma maneira.

O conceito é bem simples, porém, muitos fotógrafos perdem não sabem identificar o momento decisivo e perdem a chance de capturar imagens únicas. Por isso, o fotógrafo David Bergman fez um vídeo onde ensina algumas técnicas fundamentais para treinar seu olhar para nunca mais perder “o momento decisivo”. Veja também no final do post, outro vídeo onde o próprio Cartier-Bresson explica mais sobre o momento decisivo.

momento decisivo na fotografia
Esta imagem incrível foi feita pelo fotógrafo Xu Kangping no momento em que uma grande onda atinge as pessoas que estavam às margens do Rio Qiantang, na China. Ao olhar esta foto, automaticamente, entendemos um dos conceitos mais incríveis na história da fotografia, “o momento decisivo”, criado em 1952 por Henri Cartier-Bresson.

Na visão de David Bergman, os fotógrafos perdem o momento decisivo por que estão preocupados em ajustar o foco, a velocidade, a abertura, o ISO, a composição ou a iluminação. Por isso, David sugere que você divida o processo em dois estágios: preparação e antecipação.

O que fazer na preparação para capturar sempre o momento decisivo na fotografia?

Você deseja começar preparando sua câmera para capturar o momento certo. Dê uma olhada ao redor e observe a luz, como ela é brilhante, em que ângulo ela brilha e como ela interage com o assunto. Em seguida, prepare as configurações da câmera de acordo: a regra é não usar uma abertura muito grande (não vá abaixo de f / 5.6) e use uma velocidade do obturador de 1/125 ou superior. Além disso, prepare-se: fique no lugar certo que permitirá que você componha sua cena e prepare-se mentalmente para a próxima etapa: a observação.

Agora que você está pronto, é hora de observar. Pré-componha sua cena e esteja preparado para capturar o momento certo. Novamente, pense na luz e como ela afetará suas fotos. Se você está familiarizado com as pessoas ou situação que está fotografando, considere isso também. No vídeo abaixo, David dá alguns exemplos de como fazer isso. O vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português.

“É preciso saber com intuição quando clicar”, segundo o próprio Cartier-Bresson

Neste vídeo de 18 minutos, o próprio Cartier-Bresson fala e explica um pouco sobre sua forma de encontrar o Momento Decisivo e como fazia a composição de suas magníficas fotos. “Há uma fração criativa de segundo quando você está tirando uma foto. Seu olho deve ver uma composição ou uma expressão que a própria vida oferece a você, e é preciso saber com intuição quando clicar na câmera. É nesse momento que o fotógrafo é criativo ”, disse. O vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português. Bora assistir e aprender como um dos maiores mestres da fotografia de todos os tempos!

Leia também:

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *