“Out of Nowhere, de Rio Branco, vira livro

Out of Nowhere (2)

A Luste Editores lança Out of Nowhere (160 págs., R$ 85), livro que é um registro da instalação, de mesmo nome, que o renomado artista visual Miguel Rio Branco apresentou em 1994 na 5ª Bienal de La Habana, em Cuba.

Filho de diplomatas brasileiros nascido na Espanha, Miguel é pintor, fotógrafo, diretor de cinema e artista plástico multimídia, com fotos publicadas em diversas revistas internacionais e incorporadas ao acervo de museus e coleções privadas.

Em Out of Nowhere, o artista, que vive atualmente no Rio de Janeiro, faz uma reflexão sobre a obra e suas inspirações. Exibida também em outros países, a montagem conta com fotografias, recortes de um jornal nova-iorquino dos anos 20, stills de filmes antigos e “flashbacks” de suas criações anteriores.

As fotos que constam de Out of Nowhere foram feitas na Academia de Boxe Santa Rosa, na Lapa, e apresentam algumas figuras daquele bairro carioca, como boxeadores, meninos de rua, jovens prostitutas, policiais e marginais. Além desse trabalho, a publicação conta com registros – feitos pelo próprio artista – da instalação, fotografias de outras séries, um texto curatorial de Ligia Canongia e um depoimento de Rio Branco.

Segundo a curadora, Out of Nowhere coloca, a partir do próprio título (“Fora de Lugar Nenhum”), a questão da superação dos limites, espaciais e temporais. “Funde passado e presente, descentraliza todo e qualquer eixo de percepção”, avalia Ligia Canongia.

Out of Nowhere (4)

Out of Nowhere (1)

Artigos relacionados