Novo sensor curvo da Sony pode revolucionar a fotografia

Você já deve ter percebido que o olho humano é muito mais preciso do que qualquer câmera fotográfica. Nem os equipamentos mais tops do mercado são páreo para o olho humano. E as câmeras e lentes, ao longo da história, tentaram imitar exatamente essa perfeição ótica. Porém, com uma diferença conceitual bem significativa. Os sensores das câmeras digitais são planos, enquanto os nossos olhos são curvos. Mas isto está prestes a mudar radicalmente. A Sony acaba de registrar uma patente para a produção de um sensor curvo, que pode revolucionar a fotografia, em breve.

Mas por que isso pode revolucionar a fotografia?

Simples. Os sensores planos criam uma curvatura não natural na imagem e as lentes precisam corrigir essa distorção. Por isso, as lentes precisam de componentes maiores e mais pesados. A partir do momento que o sensor deixe de ser plano e passe a ser curvo, como pretende a Sony, as lentes poderão ter um diâmetro menor, maior abertura, menor queda de luz na borda da foto e um ganho significativo de qualidade de imagem. Veja abaixo as ilustrações do novo sensor curvo da Sony anexado na patente.

Novo sensor curvo da Sony pode revolucionar a fotografia
O novo sensor curvo da Sony imita a retina de um olho humano, o que permite um design de lente mais simples. 
Ele também obtém benefícios de imagem significativos, evitando problemas tradicionais em sensores planos. 
(Crédito da imagem: Sony)
Novo sensor curvo da Sony pode revolucionar a fotografia
(Crédito da imagem: Sony)
Novo sensor curvo da Sony pode revolucionar a fotografia
(Crédito da imagem: Sony)

E ao que tudo indica, a Sony está a todo vapor para lançar a nova tecnologia antes que os concorrentes possam ter tempo de reagir e também investir nesse tipo de sensor. A estratégia da Sony é deixar os concorrentes de câmeras e smartphones comendo poeira e, por isso, a empresa corre contra o tempo para colocar os sensores curvos nas mãos dos consumidores o mais rápido possível.

Você pode ver aqui a patente completa dos novos sensores curvos da Sony. Contudo, o documento está em japonês e você precisa de um bom conhecimento do hardware de câmeras para entender o conteúdo da patente.

Sair da versão mobile