Tendência

Nova tecnologia cria automaticamente movimento em fotos

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Washington criaram um novo método de aprendizado profundo que cria automaticamente movimento em fotos estáticas e gera um vídeo com loop animado, que eles denominaram de cinemagrafias com alta qualidade. Segundo eles, a tecnologia permite animar qualquer material que flua, como água, fumaça, fogo e nuvens.

cinemagrafias - movimento em fotos automaticamente

Os pesquisadores revelaram que treinaram uma rede neural para aprender a prever o futuro e animar o fluxo da matéria existente nas fotos. O método de treinamento da rede neural consistiu em mostrar milhares de vídeos de cachoeiras, rios e oceanos, com movimento fluído, e em seguida, pedir a rede neural que adivinhasse qual seria o fluxo do movimento. E assim, aos poucos, a rede neural aprendeu os diferentes estados da matéria fluida e como deveria ser seu movimento.

Aperte o play no vídeo acima

“Pense em uma cachoeira fluindo. Se você apenas mover os pixels para baixo da cachoeira, após alguns quadros do vídeo, você não terá pixels no topo!”, disse Aleksander Hołyński, autor principal da pesquisa e estudante de doutorado na Escola Paul G. Allen de Ciência da Computação e Engenharia. Para resolver esse problema, os pesquisadores criaram o “splatting simétrico”, que é um método que essencialmente prevê o futuro da imagem passada e as combina em uma animação. Veja a animação abaixo:

“Splatting simétrico” | Hołyński et al./CVPR

A partir do “Splatting simétrico”, os pesquisadores projetaram um sistema para criar um loop, que faz com que a imagem estática animada se movesse indefinidamente. “Quando vemos uma cachoeira, sabemos como a água deve se comportar. O mesmo é válido para fogo ou fumaça. Esses tipos de movimentos obedecem ao mesmo conjunto de leis físicas, e geralmente há pistas na imagem que nos dizem como as coisas deveriam estar se movendo ”, diz Hołyński. 

Aperte o play no vídeo acima

“Adoraríamos estender nosso trabalho para operar em uma gama mais ampla de objetos, como animar o cabelo de uma pessoa ao vento. Espero que, eventualmente, as fotos que compartilhamos com nossos amigos e familiares não sejam imagens estáticas. Em vez disso, serão todas animações dinâmicas como as que nosso método produz”. Os pesquisadores compartilharam vários exemplos de diferentes fluidos em movimento usando a nova tecnologia e o novo algoritmo. Apesar dos resultados incríveis, a equipe não deixou claro o que pretende fazer com a tecnologia. Veja abaixo os impressionantes resultados da nova tecnologia que cria movimento em fotos estáticas.

Aperte o play no vídeo acima
Aperte o play no vídeo acima

Via Petapixel. Veja nesse link outros posts com novas tecnologias que estão mudando a fotografia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *