Tendência

Nova tecnologia de lente da Nikon é perigosa para fotógrafos com dispositivos médicos

A nova lente da Nikon 400mm f/2.8 TC VR S para câmeras mirrorless (sem espelho) sem dúvida é excelente, não à toa está recebendo boas avaliações de todos os fotógrafos. Porém, um pequeno detalhe no manual oficial da lente da Nikon está preocupando muitos amantes da fotografia.

No manual a Nikon avisa que pessoas e fotógrafos que usam marca-passo no coração ou qualquer outro tipo de dispositivo médico não deve usar a lente. “Não use este produto se você tiver um marca-passo ou outro dispositivo médico. O ímã ou ímãs neste produto podem causar mau funcionamento dos dispositivos médicos”, diz o texto do manual da lente.

Nova tecnologia de lente da Nikon é perigosa para fotógrafos com dispositivos médicos

Mas por que isso está acontecendo com a nova lente da Nikon? O motivo é o sistema de acionamento de foco automático chamado de Silky Swift Voice Coil Motor (SSVCM). O SSVCM usa ímãs em vez de engrenagens para mover os grupos de foco da lente para frente e para trás dentro do corpo da lente. É um novo sistema AF que, comparado aos sistemas mais antigos da Nikon, possui maior velocidade inicial, maior precisão e a operação mais suave e silenciosa de qualquer sistema de acionamento de foco automático da Nikon lançado até agora.

Os ímãs, no entanto, são tão poderosos que podem interferir em marca-passos e outros dispositivos médicos, o que pode ser fatal para a pessoa em que o dispositivo é implantado ou usado. O risco é aparentemente tão grande que a Nikon não está se arriscando, alertando qualquer pessoa com qualquer dispositivo médico para simplesmente não usar lentes com este sistema de foco automático (que atualmente é apenas a lente 400mm f/2.8 TC VR S).

“Campos magnéticos em ímãs em dispositivos e máquinas podem inibir geradores de pulso para CDIs e marca-passos”, escreve a American Heart Association . “[…] Se você possui um CDI ou marca-passo, evite contato próximo ou prolongado com ímãs ou seus campos magnéticos. Mantenha os ímãs a pelo menos 20 centímetros de onde o dispositivo está implantado.”

Como as câmeras costumam ser mantidas muito perto do peito, pode ser difícil para os fotógrafos garantir que uma determinada lente esteja sempre a uma distância segura de seu dispositivo médico o tempo todo. Por isso, se você usa algum dispositivo médico deve evitar essa lente e a nova tecnologia de lentes da Nikon.

Artigos relacionados