Já pensou como seria fotografar com uma câmera do início dos anos 1900, daquelas que usavam fole? Agora você pode ter o gostinho de fazer fotos em uma vintage com a nova Jollylook. A Jollylook é uma câmera instantânea que usa filme Fuji Instax Mini – fácil de encontrar e popular no Brasil graças às câmeras instantâneas da Fujifilm. A Jollylook é a primeira câmera desse tipo feita de papelão e papel reciclado. Ela não usa nenhum componente eletrônico.
“A Jollylook usa menos materiais do que os utilizados na embalagem de uma câmera normal”, diz a empresa.
A ideia para a câmera surgiu quando o co-fundador do projeto, Oleg Khalip, mostrava a seu filho o interior de uma câmera analógica. Ele estudou o design de câmeras analógicas vintage e criou um novo projeto de obturador que funcionaria para sua câmera feita de papelão. Para ter uma noção: a câmera é apenas um pouco maior do que a caixa original do iPhone.
O corpo da câmera é feito com fole dobrável, também conhecido como “sanfonado”, tem obturador e abertura são feitos de papel grosso e papelão laminado. As fotos instantâneas expostas são desenvolvidas e retiradas usando uma maçaneta giratória.
A lente tem um comprimento focal de 110mm e pode ser movida caso você queira fotografar como pinhole. A abertura do diafragma da câmera pode ser usada em 7 valores: f/8, f/11, f/16, f/22, f/32, f/45 e f/64. O obturador da câmera pode ser ajustado para 1/250, 1/160 e manual. O visor é uma lente Fresnel que é puxada para fora do corpo da câmera.
A câmera está em um financiamento coletivo que atualmente já alcançou a meta através Kickstarter. Você consegue adquirir uma câmera Jollylook por US$ 35, com previsão de entrega para junho de 2017. Veja algumas fotos feitas com a câmera de papelão:
Fonte: PetaPixel