A Ricoh acaba de anunciar o lançamento da câmera DSLR full frame Pentax K-1 Mark II. O novo modelo usa o mesmo sensor de 36.4MP sem filtro AA da antecessora, mas adiciona um novo “acelerador”. Segundo a Ricoh, essa adição permite disparar até ISO 819.200. A empresa também afirma que os parâmetros de processamento de imagem atualizados oferecem melhor reprodução de cores.
O novo sistema de resolução de deslocamento de pixels II da K-1 II acrescenta a capacidade de usar este modo de alta resolução sem um tripé, medindo os movimentos que vêm da agitação manual, depois capturando e combinando quatro quadros em uma imagem de alta resolução. A empresa chama esse recurso de “Dynamic Pixel Shift Resolution” (resolução dinâmica de deslocamento de pixel).
Assim como a antecessora, a nova câmera oferece uma construção robusta e resistente a intempéries e um LCD flexível e articulado de 3,2″ com 1,04 milhões de pontos, complementado por um visor óptico de quase 100% (ampliação de 0,7x). São 33 pontos AF (25 cruzados), com um algoritmo de rastreamento atualizado que promete melhorar a precisão ao fotografar assuntos em movimento no modo AF-C. O sistema de estabilização de imagem tem 5 eixos no corpo, com até 5 stops de correção.
O disparo em sequência é de 4,4 fps (até 17 imagens em RAW ou 70 em JPEG) em disparos regulares, ou 6,4fps no modo de corte APS-C. A resolução máxima para vídeo é de 1080/30p. Um modo de intervalo de resolução de 4K permite transformar uma série de imagens em um vídeo time-lapse. Portas de fone de ouvido e microfone são oferecidas, com uma nova opção de gravação de áudio de redução de vento.
A Pentax K-1 Mark II tem previsão de chegar ao mercado em abril, custando US$ 1.999,95 apenas o corpo, ou por $ 2.399,95 acompanhada da lente zoom HD Pentax-D FA 28-105mm f/3.5-5.6 ED DC WR. Veja abaixo algumas imagens feitas com a nova câmera (clique para ampliar):
Atualização da Mark I
Por um período limitado, os atuais proprietários da Pentax K-1 poderão enviar suas câmeras para serem atualizadas para uma Mark II. O serviço inclui a troca da placa de circuito principal e o logotipo ‘SR’ na frente da câmera será substituído pelo logotipo ‘Mark II’. A placa de circuito atualizada adicionará todos os recursos introduzidos na Mark II, como disparar até ISO 819,200 e o modo de deslocamento de pixels atualizado. O serviço de atualização da K-1 custará US$ 550 e será oferecido de 21 de maio a 30 de setembro de 2018.