Nova câmera da Canon chega até o ISO 4 milhões

A Canon acaba de lançar sua mais nova câmera multi-propósito, a ME20F-SH. É uma câmera que captura vídeos coloridos em Full HD em baixíssima luz. Isso graças ao seu sensor CMOS 35mm full-frame de Ultra-Alta Sensibilidade. É bem provável que essa câmera possa capturar com facilidade, por exemplo, a imagem da Via-Láctea incluindo estrelas pouco brilhosas no céu noturno.

A ME20F-SH suporta lentes com montagem EF e EF-S com mecanismos de travamento e autofoco. Existem filtros de densidade neutra embutidos e corte IR, sendo que ambos podem ser desativados, se desejar.

Segundo a Canon USA, o sensor CMOS da câmera ME20F-SH tem pixels medindo 19 μm² (0,019mm), o que é mais do que 5,5 vezes a área de superfície dos pixels em sensores CMOS de algumas câmeras de lente intercambiável top de linha. Os pixels do sensor e circuitos de leitura fazem uso de tecnologias da Canon para alcançar tanto ruído reduzido quanto alta sensibilidade filmando indivíduos com uma iluminação mínima de menos de 0,0005 lux.
Sendo uma câmera multi-propósito, ela tem todo o tipo de entrada que se possa imaginar. Há saída de portas 3G/HD-SDI e HDMI, um mini-jack 2,5mm e uma porta de 8 pinos RS-422 para a utilização de controles remotos da Canon. Há também um jack de 3,5 mm para um microfone estéreo, bem como uma porta GENLOCK para a sincronização de múltiplas fontes de vídeo. Um slot microSD é utilizado apenas para atualizações de firmware. A câmera possui 2 megapíxels e tem finalidade principalmente para vídeo.

A câmera pode ser controlada em um monitor externo usando um joystick montado na parte traseira e pelos os cinco botões encontrados nesta parte. A ME20F-SH traz melhores condições principalmente para aqueles cineastas e profissionais que precisam filmar cenas na escuridão quase total, como documentaristas e cineastas de vida selvagem. Isso é possível graças ao ISO insano da câmera, equivalente à 4 milhões. Mas é claro que toda essa tecnologia e versatilidade não custariam baratinho. A ME20F-SH em dezembro de 2015 por US$ 30 mil (quase R$ 100 mil).

Sair da versão mobile