Assédio na fotografia: rapper Cardi B conta relato

Mais um caso de assédio durante um ensaio fotográfico foi divulgado, agora a rapper Cardi B contou durante uma entrevista à We TV sobre o ocorrido. Foi antes de ter alcançado toda a sua fama, quando tinha 26 anos e estava realizando as sessão de fotos para aparecer em uma revista.

Durante a sessão de fotos o fotógrafo tentava se aproximar dela e em certo momento disse “Se você quer entrar nessa revista…” e então se expôs. A rapper conta que ficou assustada e saiu do local, contou ao editor da revista que tratou com descaso o acontecimento. E cada vez mais vamos encontrando histórias bizarras de assédio na fotografia.

Depois que a entrevista foi publicada Cardi B recebeu inúmeras mensagens de apoio e muitas outras criticando-a. É preciso que haja o entendimento de duas situações nessa história. Primeiro tudo acontece quando Cardi tem 26 anos, em busca de um sonho e uma carreira e sabendo disso o fotógrafo se aproveita a situação, o que acontece nas sessões com meninas, que buscam por meio das fotografias, estimular sua autoestima, portanto o assediador vai sempre encontrar um “ponto fraco” na vítima e fazer uso disso.

E em segundo lugar o descaso com que a situação é tratada pelo diretor da revista e algumas pessoas que julgam a rapper de criar a situação. Como se inventar a história de um assédio fosse fazer alguma diferença “boa”, como se ela fosse ganhar mais fama por causa disso. Recentemente um fotógrafo brasileiro foi exposto por mais de 80 mulheres que sofreram abuso, e isso demorou muito tempo para acontecer. Porque elas seriam julgadas por terem sido assediadas.

Qualquer situação desconfortável e de constrangimento é assédio. Denuncie!