No “Ground Zero”, por Steve McCurry

Foto: Steve McCurry

O experiente fotógrafo de guerra Steve McCurry, famoso pela foto da “garota afegã”, em entrevista à American Photo, contou como foi cobrir o ataque às torres gêmeas de Nova York no 11 de Setembro, onze anos atrás. O fotojornalista havia retornado de um trabalho no Tibet e estava em seu escritório no Washington Square Park, lendo e-mails, quando o telefone tocou, avisando de que o World Trade Center estava em chamas.

McCurry conta que durante anos “esqueceu” as fotos que fez para a Time no “Ground Zero” em seu arquivo, voltando a vê-las apenas quando decidiu revisar os trabalhos de sua longa carreira. Ele relembra, na entrevista, seu sentimento de incredulidade nos momentos que se seguiram à queda das torres.

“Foi surreal. Havia uma fina poeira branca por todo lado e um monte de papel de escritório, mas não havia nenhum equipamento de escritório – arquivos, telefones, computadores. Parecia que tudo havia sido pulverizado. Havia apenas poeira, aço e papel”.

O depoimento de Steve McCurry faz parte do projeto 9/11: Histórias dos fotógrafos, que reúne entrevistas com fotojornalistas que cobriram o 11 de Setembro.

Sair da versão mobile