Tendência

Nikon vai parar de fabricar câmeras DSLR por causa de smartphones, diz site

De acordo com o Nikkei Asia, um renomado site de notícias da Ásia, a Nikon vai deixar, definitivamente, de fabricar câmeras DSLR e vai concentrar todos seus recursos apenas na fabricação de câmeras mirrorless (sem espelho). A notícia decreta o fim de uma era que começou na década de 1990 e conquistou milhões de fotógrafos ao redor do mundo.

Conforme noticiamos anteriormente aqui no iPhoto Channel, o planejamento da Nikon era abandonar a fabricação de câmeras DSLR apenas em 2025, mas segundo a Nikkei Asia relata, a Nikon vem rapidamente perdendo espaço para os smartphones, que a cada novo lançamento possuem câmeras mais poderosas.

Nikon vai parar de fabricar câmeras DSLR

A Nikon é a segunda maior fabricante de câmeras DSLR do mundo, atrás apenas da Canon. No ano passado, a Nikon vendeu mais de 400.000 câmeras DSLR. Parece muito, mas em 2020, pela primeira vez as câmeras mirrorless ultrapassaram as vendas de câmeras DSLR. Naquele ano, de acordo com a Camera & Imaging Products Association do Japão, foram vendidas 2,93 milhões de câmeras mirrorless e 2,37 milhões de DSLRs. Contudo, em 2021, houve uma queda dramática de 6% nas vendas das DSLRs, enquanto as mirrorless expandiram 31%.

Diante desses dados, na prática, a Nikon anunciou mês passado, que os modelos D5600 e D3500 foram descontinuados e desde que a empresa lançou a Nikon D6, em junho de 2020, nenhum novo modelo DSLR foi lançado, ou seja, e empresa já parou há mais de dois anos o desenvolvimento de novas câmeras.

Shutter Stock Shutter Stock

Mesmo diante das evidências, após a publicação da reportagem, a Nikon se manifestou oficialmente e não confirmou, nem negativo taxativamente o fim da fabricação de câmeras DSLRs. “Houve um artigo na mídia sobre a retirada da Nikon do desenvolvimento de DSLR. Este artigo é apenas especulação e a Nikon não fez nenhum anúncio a esse respeito… a Nikon continua a produção, vendas e serviço de SLR digital”, afirmou Nikon.

Nikon vai parar de fabricar câmeras DSLR

Apesar da nota oficial da Nikon, a realidade é que as empresas estão tendo se reposicionar e lidar com a realidade do mercado, além da forte concorrência com os smartphones, a verdade é que o lucro com a venda de câmeras mirrorless é muito maior do que as câmeras DSLRs. Então, é natural que empresas foquem seus esforços de fabricação nas mirrorless, um mercado ainda com um potencial de crescimento. Por isso, a tendência é que nos próximos anos a Canon também abandone a fabricação dos DSLRs.

Ajude o iPhoto Channel

Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). E sempre que precisar comprar uma câmera fotográfica, lente, flash, celular, monitor, televisão, livros e aparelhos eletrônicos, use esse link da Amazon Brasil. Cada compra, vamos receber uma pequena comissão que vai ajudar a pagar nossos jornalistas, webdesigners e estagiários, que diariamente se dedicam a produzir bons conteúdos para o nosso portal.

Artigos relacionados