Desde o seu lançamento, em março de 2015, a câmera Nikon CoolPix P900 tem impressionado os usuários com o seu monstruoso zoom óptico de 83x (uma distância focal equivalente a 2.000mm). Com todo esse poder de aproximação, que mais parece o de um telescópio, a câmera tem sido utilizada para fazer registros de corpos celestes e até satélites artificiais.
É comum encontrarmos na internet uma série de vídeos feitos com a câmera que mostram, por exemplo, a Lua em movimento, em que é possível ver com nitidez até mesmo detalhes das crateras no terreno lunar. Mais recentemente, o canal do Youtube Reds Rhetoric publicou um vídeo que registra o momento exato quando a Estação Espacial Internacional cruza diante da Lua cheia. Assista abaixo:
Para os fotógrafos que têm interesse em fazer o seu próprio registro da Estação Espacial Internacional, o aplicativo web ISS Transit Finder foi projetado para ajudar a planejar as observações de trânsitos lunares e solares da estação. Ele calcula os trajetos da estação em relação aos posicionamentos do Sol e da Lua e da localização inserida pelo usuário, de acordo com uma data determinada.
Segundo o aplicativo, nesta sexta-feira, 1 de dezembro, às 13h52, será possível avistar a estação passando diante do Sol, a partir de Porto Alegre/RS. Na sexta-feira seguinte, dia 8 de dezembro, às 11h02, será possível vê-la a partir da cidade de Santos/SP. Veja abaixo os mapas com os trânsitos solares: