Nikon cancela série de câmeras e admite “perdas extraordinárias” de capital

Atualizado em 17/02/2017 – 09:50: No dia seguinte ao anuncio das perdas extraordiárias e cancelamento da linha DL, as ações da Nikon despencaram de valor em 15%, o que significa uma desvalorização de 1 bilhão de dolares.

A Nikon acaba de dar algumas notícias preocupantes. Primeiro, reconheceu perdas extraordinárias de 29 bilhões de Ienes (US$ 260 milhões), consequência das ações para uma grande restruturação iniciada em 2016. E, em seguida, a série de câmeras compactas de alta qualidade Nikon DL, ainda não lançada, foi cancelada. Seriam câmeras compactas com, por exemplo, gravação em 4K. A série DL deveria ser a resposta da Nikon às populares câmeras Sony RX100 e RX10 da Sony.

A expectativa era que as Nikon DL fossem lançadas em junho de 2016, mas tinham problemas com o circuito de processamento de imagens, e o lançamento foi atrasado várias vezes. Agora foram definitivamente canceladas.

“Todos os envolvidos trabalharam arduamente para desenvolver produtos com os quais os nossos clientes ficarão satisfeitos”, escreve a Nikon. “No entanto, foi decidido que as vendas da série DL serão canceladas devido a preocupações quanto à sua rentabilidade, considerando o aumento dos custos de desenvolvimento e a queda no número de vendas esperadas devido à desaceleração do mercado”

Fora isso, 1.000 trabalhadores da Nikon estão passando por um programa especial de aposentadoria voluntária e a empresa está revisando suas previsões financeiras para o ano fiscal, que termina em 31 de março de 2017, para refletir “o desempenho empresarial recente”.

Para uma empresa que faz 100 anos em 2017 é uma notícia triste. Não só para quem usa Nikon, mas para o mercado fotográfico como um todo. Menos empresas atuando nos mais diversos setores (por exemplo, a saída da Nikon na competição pelas compactas de alta qualidade) é menos concorrência de mercado, o que sempre será má notícia para o consumidor.

Fonte: PetaPixel, Nikon Rumours

Sair da versão mobile